Cidades

Fabriciano cobra do Governo do Estado entrega de medicamentos

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal voltou a cobrar do Governo do Estado esta semana agilidade na entrega de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde do município. A compra foi feita pela Administração Municipal no ano passado e a entrega, por parte da Fundação Ezequiel Dias do Estado de Minas Gerais (Funed), está atrasada desde novembro de 2013. Um documento de formalização foi enviado, nesta terça-feira (7), ao Governo do Estado.

“Já estamos enfrentando as dificuldades ocasionadas pelas chuvas e sofrer com a falta de medicamentos, que já foram comprados e pagos, é inadmissível neste momento. Não é a primeira vez que o Estado falta com esse compromisso em nossa região e em outras cidades mineiras”, afirma a prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes.

MEDICAMENTOS
A lista de medicamentos que começaram a faltar nas Unidades de Saúde do município já somam 17 itens: Alopurinol, Aminofilina, Anlodipino, Carbamazepina, Clorpromazina, Fenobarbital, Loratadina, Losartana, Metoclopramida, Metronidazol, Isossorbida, Noretisterona, Omeprazol, Hidróxido de Alumínio, Glicazida, Permetrina e Varfarina.

O secretário de Saúde de Fabriciano, Rubens Castro, relata que, além do envio do documento ao Governo do Estado, ele fez contato telefônico ao setor responsável pela entrega dos medicamentos. “Eles asseguraram que a entrega acontecerá na próxima semana. Vamos continuar cobrando, até que os medicamentos cheguem ao município”, afirma o secretário.

FARMÁCIA POPULAR
Como forma de amenizar a situação, a Prefeitura de Fabriciano orienta a população a procurar a Farmácia Popular. O local conta com 113 medicamentos essenciais, sendo 17 gratuitos e 96 com preços inferiores aos praticados nas redes particulares. Entre os medicamentos gratuitos estão aqueles para tratamento de hipertensão, diabetes e problemas respiratórios como Metformina, Captopril, Losartana, Atenolol, entre outros.

O serviço, que atende a toda população, funciona na rua Coronel Silvino Pereira, nº 204, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode utilizar os serviços. Basta apresentar receita, documento de identificação com foto e CPF. No caso dos medicamentos gratuitos, além desses procedimentos, o usuário deverá assinar um documento de confirmação de recebimento. Mais informações pelos 3846-7742 ou 3846-3542.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com