FABRICIANO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, iniciou nesta segunda-feira (30), o Cadastro Escolar para Educação Infantil. O objetivo é identificar a demanda de vagas para 2022, preparar a estrutura para receber novos alunos e assegurar o acesso à educação de qualidade na rede municipal. O prazo vai até o dia 8 de outubro.
Deverão ser inscritas crianças com idade entre 0 e 5 anos que estão fora da escola, ou vindas da rede privada que desejam ingressar na rede municipal de Educação. A mãe, pai ou responsável precisa procurar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e Escola Municipal mais próxima de casa e apresentar os documentos exigidos. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
DEMANDA REAL
A gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, reforça a importância da iniciativa. “É a partir deste cadastro que identificamos as demandas reais, quais etapas (berçário ou maternal) e regiões que apresenta mais necessidade de vagas, por exemplo. Após este levantamento poderemos nos organizar e atender os candidatos conforme os critérios de prioridade e zoneamento escolar”, explica a profissional.
A profissional ainda frisa que, em virtude da pandemia, a realidade de muitas famílias mudou, crianças nasceram neste período e muitos fizeram ajustes no orçamento doméstico e em suas rotinas de trabalho. “O cadastro é o primeiro passo para quem busca uma vaga nas nossas unidades, visando um lugar seguro e adequado para o desenvolvimento integral das crianças”, completa.
Para as crianças que já estudam na rede municipal ou irão permanecer na escola em 2022 não é necessário fazer o cadastro apenar renovar sua matrícula. A renovação está prevista para novembro, conforme o cronograma de cada escola.
CRITÉRIOS E DOCUMENTAÇÃO
Têm prioridade nas vagas da rede municipal de Educação Infantil crianças com deficiência, sob medida protetiva, situação de alta vulnerabilidade, inscritas no programa Bolsa Família, cujos pais possuem alguma deficiência, doença grave ou pais que trabalham fora de casa e crianças já têm irmã ou irmão matriculado na rede municipal de ensino.
Para fazer o cadastro é necessário apresentar os documentos da criança (certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão de vacinas atualizado, cartão de bolsa família e cartão do SUS) e pessoais dos pais e/ou responsáveis (CPF, carteira de trabalho, contracheque ou declaração que comprove o trabalho fora de casa).
Após o encerramento do período das inscrições, a Comissão do Cadastro Escolar da Educação Infantil, realizará o encaminhamento das matrículas utilizando o critério de prioridade e zoneamento, ou seja, a criança irá para a escola mais perto da sua casa.