Cidades

Exposições homenageiam Moradores de Ipatinga

IPATINGA – Duas exposições vão homenagear os moradores de Ipatinga a partir desta quinta-feira (06/10), às 18h, no Centro Cultural Usiminas e no Parque Ipanema. Elas fazem parte do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que reconhece e valoriza a memória das pessoas como o maior patrimônio que uma cidade pode ter.
 
EXPOSIÇÕES
“Uma cidade só é amada e cuidada por seus moradores quando eles se posicionam como protagonistas desta história. Perceber isso é fundamental para se despertar o orgulho pelo lugar onde vivemos”, explica Marcus Desimoni, um dos autores do projeto. As exposições são uma releitura das fotografias e histórias contadas por cerca de 200 moradores de Ipatinga, registradas em praças e parques da cidade pelo coletivo NITRO + ALICATE. Elas serão abertas simultaneamente e têm entrada gratuita.
 
PARQUE IPANEMA

O visitante se surpreenderá com uma instalação composta por 12 painéis de 4×2 metros, com imagens de moradores de Ipatinga, que simbolizam as crianças, jovens, os pioneiros e outras figuras representativas da cidade.
 
VARAL FOTOGRÁFICO
No sábado (08/10) será montado um varal fotográfico no Parque Ipanema, para que todas as pessoas fotografadas pelo projeto possam retirar uma cópia de seus retratos. Quem foi fotografado e não puder retirar suas fotos no sábado, terá uma nova oportunidade, a partir de segunda-feira (10/10), elas ficarão disponíveis no Centro Cultural Usiminas.
 
CCU
A exposição na Galeria Hideo Kobayashi integra a programação comemorativa dos 60 anos de operação da Usiminas e 54 de fundação da empresa em Ipatinga e levará o público a uma viagem pela história da cidade contada por seus próprios moradores. Em uma grande instalação, um filme contará a profunda transformação pela qual passou a região escolhida para abrigar a Usiminas, ainda na década de 1950.

Os visitantes também poderão conhecer um pouco mais do projeto “Moradores – a Humanidade do Patrimônio Histórico”, que já passou por 12 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, onde foram registradas cerca de 2.500 histórias. Parte da exposição retratará o processo criativo do projeto, que começa com a montagem de uma tenda branca em um espaço público e um convite para que os moradores contem suas histórias.
 
PARCERIA
A montagem no Centro Cultural Usiminas contará com a participação do projeto “Sociedade Anônima”, que registra em vídeos curtos o trabalho dos diversos profissionais que fazem parte do nosso cotidiano, criado pelo Studio Integral, formado pelos fotógrafos Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino e Pedro Bastos.
A exposição no Parque Ipanema ficará montada até o dia 14 de outubro. Já a do Centro Cultural Usiminas se estende até o dia 12 de novembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com