Cultura

Exposição resgata história da atividade ferroviária

Ao centro, de terno preto, Pedro Nolasco, o então presidente e construtor da EFVM na inauguração da antiga estação de Engenheiro Guilman   (Crédito: Revista Caminhos Gerais)

 

IPATINGA – Uma exposição de imagens fotográficas, que promete contar a história da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), entra em cartaz esta semana, na Estação Memória Zeza Souto. A mostra “O Trilho da História” é uma realização da revista “Caminhos Gerais”, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, e ficará em exposição entre os dias 12 e 27 deste mês.

Ao todo, cerca de 50 imagens serão organizadas em nove painéis, permitindo que os visitantes realizem uma “viagem” pelo tempo, conhecendo o dia a dia da atividade ferroviária, quando as carroças ainda eram o único meio de transporte terrestre.

Além disso, o acervo contém fotos de homens que trabalharam na construção da EFVM, bem como dos equipamentos e maquinários utilizados naquele tempo. Imagens da inauguração de trechos da estrada, comandada pelo primeiro presidente da ferrovia, o engenheiro Pedro Nolasco, também fazem parte da mostra.

As cópias fotográficas fazem parte do acervo particular do ex-ferroviário Abel de Carvalho, de instituições públicas e de publicações sobre a história da ferrovia. A mostra tem entrada franca e é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com