Cultura

Exposição Remanescência encerra Circuito de Imagens

Nilmar Lage

IPATINGA – A segunda edição do projeto Circuito de Imagens chega a sua fase final com a realização da exposição fotográfica e a exibição do documentário Remanescência nos dias 27 e 28 de março em Ausente e nos dias 29 e 30 na comunidade do Baú. O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2014 e início de 2015 nas localidades pertencentes à cidade de Serro/MG que se localizam nas proximidades de Milho Verde.

Idealizado pelo coletivo Fixa: Imagem e Memória, o Circuito de Imagens tem como foco valorizar e preservar a memória e o patrimônio cultural – material e imaterial – de localidades mineiras usando a fotografia e o videodocumentário como ferramentas de expressão.

Em Ausente e Baú não foi diferente. Por meio de uma convivência prolongada com os moradores destas comunidades o Circuito de Imagens desenvolveu ações que tinham como objetivo ampliar o olhar da comunidade para a preservação e continuidade de suas manifestações culturais e toda a memória que nelas se encontram. Como comunidades Quilombola, pôde-se registrar um pouco do Vissungo e do Catopê, manifestações que ainda se fazem presentes na memória dos que vivem ali.

E como resultado o projeto oferece três ações: Oficina de fotografia, exposição fotográfica e a exibição do documentário, todas gratuitas.

O PROJETO
O projeto Circuito de Imagens, idealizado pelo Coletivo FIXA: Imagem e Memória, busca valorizar e preservar a memória e o patrimônio cultural – material e imaterial – de localidades mineiras usando a fotografia e o videodocumentário como ferramentas de expressão. Em cada localidade que se realiza o projeto, tenta-se buscar e registrar a memória cultural daqueles que vivem ali. Por meio de uma convivência prolongada com os moradores da comunidade o Circuito de

Imagens busca como resultado um ensaio fotográfico e um videodocumentário. Com estes resultado o projeto oferece à comunidade algumas ações: exposição fotográfica, exibição do documentário e uma oficina de fotografia. Todas gratuitas.

HISTÓRIA
Fotógrafos e idealizadores do projeto Circuito de Imagens, Ana Clara Silva e Nilmar Lage buscam documentar em suas imagens as particularidades e singularidades que caracterizam estes lugarejos como únicos.

O ensaio é desenvolvido durante as visitas que fazem à comunidade. Para Nilmar Lage a principal preocupação durante o desenvolvimento do trabalho “é respeitar a história e as pessoas que fizeram e fazem parte dela, com suas tradições e costumes que tanto encantam pela simplicidade e fé”.

Segundo Ana Clara Silva desenvolver as fotografias requer convivência, “sem esse tempo que temos para criar um vínculo, e digo sem medo que é um vínculo afetivo, não me veria desenvolvendo um trabalho pelo qual sentisse satisfação em realizá-lo”.

SERVIÇO

O resultado das ações desenvolvidas pelo projeto Circuito de Imagem em sua primeira edição – realizada em Araçuaí/MG – pode ser conferido no site www.circuitodeimagens.com.br, que em breve receberá também os trabalhos desenvolvidos em Ausente e Baú.

O Circuito de Imagens recebe o patrocínio da BEMA – Indústria Mecânica por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com