Policia

Ex-militante do PCB denuncia agressão por ex-camaradas

IPATINGA – O ex-militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Elismar Cândido, o Boyzzado, que postulou juntamente com Daniel Cristiano a pré-candidatura do partido a prefeito de Ipatinga, foi violentamente agredido por militantes nesta segunda-feira durante panfletagem na portaria da Usiminas. Em nota ao “Diário Popular”, Boyzzado conta como ocorreu a agressão: “Hoje [segunda-feira, 26], às 7 horas da manhã fui panfletar a minha carta pública na portaria da Usiminas.

Chegando lá fui abordado pelo Daniel Cristiano, Rair Anício, Elias Cabelo e outros militantes do PCB. Cheguei ao local de forma pacífica para panfletar e eles se aproximaram com gritos e xingamentos. Daniel Cristiano se posicionou de forma a dar lugar ao Rair para que ele se aproximasse de mim. Diante disso, Rair Anício me deu um soco violento no olho e na boca. Após o ocorrido a polícia chegou ao local e fez o boletim de ocorrência. Rair Anício correu do local para não ser pego em flagrante. Após eu ser atingido com socos, fiquei caído no chão esperando o socorro e os militantes do PCB não me prestaram socorro e continuaram com a panfletagem deles. Tive hemorragia interna e externa e fui levado para a UPA de Ipatinga.”

AUTORITARISMO
Elismar Cândido foi militante do PCB no período de 2014 a 2016. Na “Carta à População de Ipatinga”, que panfletava na portaria da Usiminas quando foi agredido, Elismar faz uma série de denúncias contra a direção municipal do PCB. Ele diz que durante sua militância não concordou e se contrapôs às atitudes manipularas do partido. “Isso foi motivo para eu ser afastado do processo eleitoral e ser impedido de concorrer ao cargo de prefeito de Ipatinga”.

Em outro trecho da carta, ele diz: “No PCB de Ipatinga as decisões sobre o processo eleitoral não correm de forma democrática. Pelo contrário, elas chegam com um formato pronto e acabado. Dessa forma, quem tem a coragem de se contrapor a essas decisões impostas sofrem retaliações e até mesmo afastamento/expulsão do partido. Várias pessoas já foram expulsas do partido por se contraporem a sua ideologia manipuladora que prega ser um partido da classe trabalhadora, mas que na realidade, faz concessões ao sistema capitalista opressor”.

CRÍTICAS

No documento, Elismar enumera uma série de críticas ao PCB. Ele questiona, por exemplo, a política de finanças do partido. “Dentre as atividades de finanças realizada pelos militantes do PCB Ipatinga, a venda de pipocas é uma delas. A crítica que se aponta aqui é que esta atividade de finança não ocorreu apenas para angariar fundos financeiros. Ela ocorreu, também, para custear despesas pessoais. Resta saber se as pessoas de Ipatinga sabiam qual o real objetivo da venda de pipocas pelo partido”, diz ele.

A “Carta à População” critica também o posicionamento do PCB em relação à greve dos professores: “Diante das manifestações e greves da categoria de educadores em Ipatinga, o PCB decidiu não apoiar a greve dos professores e usou como argumento o fato de que os professores já possuem um sindicato específico que luta pela categoria“.
Em outro trecho, em tom de denúncia, a carta diz: “O PCB Ipatinga é a favor do aumento dos impostos na cidade de Ipatinga”.

O “Diário Popular” procurou a assessoria de comunicação de campanha de Daniel Cristiano para se posicionar sobre o assunto. O candidato convocou uma coletiva para esta terça-feira ao meio dia, quando irá falar sobre o caso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com