Nacionais

Evento expõe riscos ao meio ambiente na região

O movimento religioso detectou que a árvore centenária, da espécie jequitibá-rosa, continua a ser agredida (Crédito: Fotos: Divulgação/ JUBAP)

IPATINGA –
A 9ª Visita ao Jequitibá Centenário, realizada no feriado dessa quinta-feira (15) detectou dois problemas graves: ameaça a uma nascente e agressão a um jequitibá-rosa que tem aproximadamente 108 anos de vida.
O evento é realizado anualmente pelo grupo de jovens católico Jubap (Jovens Unidos Buscando Amor e Paz), da Paróquia Cristo Redentor. A árvore centenária fica nas imediações do bairro Jardim Vitória, em Santana do Paraíso, na divisa com Ipatinga.

O movimento religioso detectou que a árvore centenária, da espécie jequitibá-rosa, continua a ser agredida. Marcas de retirada de casca no tronco continuam, a exemplo do que foi percebido em visitas anteriores do Jubap.
No segundo momento do evento de quinta-feira passada, o grupo de jovens realizou uma caminhada pela trilha de areia que fica próxima ao jequitibá, com destino a uma nascente. Neste ano, o óbvio se confirmou. O avanço imobiliário nos bairros Jardim Vitória, Águas Claras e Bom Pastor está secando a nascente, que forma um belo córrego. O curso d’água está a cada dia mais ameaçado.

“É uma pena que a água esteja cada vez mais escassa nessa região onde fica o jequitibá centenário. Essa rara e solitária árvore já sofre com agressões e desenvolvimento urbano. Como se não bastasse, a nascente também está ameaçada de morte. Os órgãos de defesa ambiental e o poder público não podem se omitir. É preciso fazer alguma coisa para se recuperar as riquezas ambientais no local”, ressalta Marcélio Júnior.
Ao todo, 31 pessoas participaram da 9ª Visita ao Jequitibá Centenário.


Os jovens católicos também avaliam que o córrego está ameaçado

ÚNICA PROTEÇÃO
O jequitibá-rosa centenário está numa área de responsabilidade da empresa Hematita Empreendimentos Imobiliários, que recentemente cercou o jequitibá centenário e disponibilizou um segurança para vigiá-lo contra crimes ambientais. A iniciativa da empresa aconteceu em razão da mobilização da visita anual do Jubap. A cerca com arame é uma das poucas proteções à exuberante árvore.

HOMENAGEM
Para homenagear o jequitibá centenário, o grupo Jubap providenciou um banner com os dizeres: “Jequitibá Centenário. JUBAP (Jovens Unidos Buscando Amor e Paz) também é proteção ambiental”.
O banner foi afixado na cerca que fica no entorno da árvore. O Jubap se reúne todos os sábados, a partir das 19h, na igreja da comunidade São Jorge, que fica na rua Quebec, 266, bairro Bethânia, em Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com