Cultura

Estilista Vanuza Bárbara lança o projeto Música para Bordar

IPATINGA – Versos recortados de A linha e o linho, composição de Gilberto Gil, estão entre as obras que inspiram Música para Bordar, novo projeto da estilista e artista plástica Vanuza Bárbara. A coleção, que reúne mais de 30 looks com temas vindos de clássicos da música mineira e da MPB, será lançada às 19h30 do próximo dia 23, na Estação Memória. A partir do dia 28 deste mês, a mostra entrará em cartaz na Casa de Cultura de Antônio Dias, que também receberá a oficina Música para Bordar.
O lançamento traz em seu programa a apresentação de Liz Eulália, acompanhada pelo violonista Dalton Palmieri. Os músicos vão animar o encontro do público, não só com as criações de Vanuza Bárbara, mas com os sons brasileiros, base do trabalho da estilista.

PESQUISA

Assim como as demais coleções de Vanuza Bárbara, Música para Bordar revela todo o cuidado da artista com o meio ambiente e com as questões sociais, além da arte e da cultura. “O caminho das minhas criações é o da transformação do que seria descartado na natureza. É o da transformação do sentimento das pessoas em relação a esses resíduos; de desprezíveis eles passam à condição de queridos, desejados”, comenta a estilista, que há tempos vinha sonhando em realizar esse projeto.
Segundo conta, Música para Bordar foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada pelo professor, jornalista e historiador Sávio Tarso. “Ele ajudou a conceber a ideia das canções bordadas, indicou o repertório para inspirar todo o trabalho. Fizemos uma viagem musical por antigos clássicos a composições mais recentes. Aprendi muito sobre a história da música, com destaque para a das composições retratadas”, explica Bárbara.

SÍMBOLOS

Depois da pesquisa, a estilista passou a criar os modelos e os bordados, um trabalho feito ao som de cada música que ela retratou.
Representações gráficas das notas musicais, utilizadas principalmente nas partituras, ecoam na nova coleção de Vanuza Bárbara. Outros símbolos associados à música, como gráficos, que indicam a frequência, período, amplitude, comprimento de onda e velocidade de sons, também são destacados nos looks. “Bordamos ainda elementos citados em algumas músicas, como lua e estrelas, para ilustrar A lua girou, de Milton Nascimento”, adianta Vanuza Bárbara.
A coleção ganhou registro em ensaio fotográfico, que teve como cenário os jardins da sede da Fundação Aperam, em Timóteo, e como modelos atrizes do Vale do Aço, além da top model Hadassa Baptista, da capital mineira.
Música para Bordar é patrocinado pela Provest Uniformes e Fraldas Carinho, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com