Cultura

Estilista Vanuza Bárbara lança catálogo no Paraty Eco Festival

IPATINGA – A estilista e artista plástica Vanuza Bárbara volta a ser, pela segunda vez consecutiva, uma das atrações do Paraty Eco Festival 2016, sob o tema “Aproximando mundos de forma sustentável”. No próximo sábado (22), ela participará de uma Roda de Conversa sobre o seu trabalho, que privilegia, dentre outras questões, a sustentabilidade, tema de destaque do evento. Na oportunidade, Vanuza Bárbara lançará o catálogo do seu mais novo projeto, o Trans-Bordando em Chica, inspirado na escrava Chica da Silva.

REFLEXÃO
A obra, que traz na capa a personagem histórica bordada por artesãs do Bom Jardim, reúne textos de pessoas ligadas à cultural local sobre o a coleção Trans-Bordando em Chica, além de depoimentos de patrocinadores do projeto. Rico em imagens produzidas pelos fotógrafos Nilmar Lage, Ricardo Alves e Rodrigo Zeferino, o catálogo conta um pouco da história de como nasceu a coleção. “Esse trabalho é um convite à reflexão sobre a essência da moda no país, numa investigação da identidade da moda brasileira”, define Vanuza Bárbara.
Além do catálogo, Vanuza Bárbara exibirá um vídeo produzido especialmente para o Paraty Eco Festival, com depoimentos de pessoas envolvidas com o Trans-Bordando em Chica. “O filme traz a fala de pessoas que usam roupas assinadas por mim, mensagens dos patrocinadores, das bordadeiras e, assim como o catálogo, conta um pouco do processo de criação das minhas coleções”, destaca a estilista.

FESTIVAL
O Paraty Eco Festivalé um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular/artesanato) que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O projeto fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente e que possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país.
Para Vanuza Bárbara, participar de um evento tão importante é muito gratificante. “Considero a oportunidade como um sinal de reconhecimento do meu trabalho feito com muita dedicação. O Paraty Eco Festival é afinadíssimo com o que realizo, com o que penso sobre moda, sempre associada à sustentabilidade. Poder lançar o catálogo nesta festa da moda é uma satisfação impagável. Estou dando visibilidade ao meu trabalho, ao talento de uma equipe imensa que colabora com a sua realização e ainda projetando o nome da nossa cidade”.

SERVIÇO
Apresentação do Caderno Trans-Bordando em Chica, aberta ao público. Dia 22 de outubro, às 12h, na Casa da Cultura de Paraty.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com