Cidades

Estado pode reativar Olho Vivo de Ipatinga

IPATINGA – A reativação do Programa Olho Vivo, no município de Ipatinga, foi pauta da reunião nesta quinta-feira (24), na Cidade Administrativa, entre os secretários estaduais de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, e de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito. O programa está paralisado desde o ano de 2012, mas o Governo de Minas se disponibilizou a reativar o projeto. Atualmente, todos os equipamentos estão sob responsabilidade do município de Ipatinga, devido a uma liminar concedida pela justiça em primeira instância.

Para reativar o Olho Vivo o Estado propôs uma desapropriação tornando os equipamentos de propriedade do poder público. O investimento será de R$ 400 mil, além de disponibilizar investimentos para sua manutenção. “Sabemos que há um processo judicial, mas o Estado está disposto a fazer os investimentos necessários para atender aos anseios tão clamados pela população”, disse Alexandre Silveira.

SOLUÇÃO
De acordo com o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, para reativar o projeto o município precisará ceder funcionários para o monitoramento, como já havia ocorrendo. “Temos feito este modelo de convênio em diversos municípios e estamos dispostos a fazer da mesma forma em Ipatinga. Nossa preocupação é resolver a demanda”, avalia. A sede do Olho Vivo está localizada à rua Edgar Boy Rossi, Centro, ao lado da sede da 82ª Cia. de Polícia Militar.

São cerca de 40 câmeras instaladas em sua maioria no Centro e em outros 13 bairros. A dívida entre o município e a fundação mantenedora do projeto está sendo discutida num processo paralelo, mas não é competência do governo do Estado.

REIVINDICAÇÃO
Na semana anterior, Alexandre Silveira recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Comercial de Ipatinga, Luís Henrique Alves e o vereador Adiel Oliveira, onde também solicitaram que fosse mediada uma reunião com o objetivo de tratar acerca do Olho Vivo, contudo não puderam comparecer à reunião desta quinta-feira, 24. “Temos recebido diversas entidades que clamam por ações na segurança pública e a reativação do Olho Vivo é um dos maiores pedidos. Os dados demonstram os efeitos positivos do funcionamento das câmeras”, relata.

Presente na reunião, o vereador Ley do Trânsito lembrou que na última reunião ordinária na Câmara Municipal, dia 21 de outubro, ele se comprometeu em lutar pela reativação do projeto. “Busquei junto ao estado apoio para colocar o projeto em funcionamento novamente. Em meu discurso, reforcei que a Secretaria Municipal de Segurança Pública foi criada, mas não pode ficar somente no discurso. A pasta foi criada com o objetivo de ajudar a melhorar a segurança pública de Ipatinga. Precisamos de um envolvimento maior do governo municipal, e nos unir por uma cidade mais segura”, reforça.

AUDIÊNCIA
Para ampliar o debate, Ley informou que irá realizar uma audiência pública para tratar da reativação do programa. O encontro contará com a participação de um representante da secretaria de Defesa social. “Todas as entidades que lutam pela reativação do programa irão participar, inclusive a Aciapi, CDL, OAB e Conseps, entre outros. “Além disso, vamos mediar uma conversa com a administração municipal e a fundação para agilizar tudo que for necessário. Esperamos que o executivo municipal demonstre o mesmo empenho que estamos tendo para minimizar os problemas de segurança no município”, manifestou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com