Cultura

Estação Memória expõe obras de internos da Penitenciária de Ipaba

Material exposto é produzido nas 20 oficinas e cursos ministrados dentro da unidade (Foto:José Barbosa: ACS/PMI)

 

IPATINGA – Está em exposição na Estação Memória Zeza Souto obras de arte feitas por internos que atualmente cumprem pena na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Esta é a segunda vez que a Estação Memória de Ipatinga abriga obras feitas na unidade. Anteriormente, foram expostos quadros feitos por dois detentos. A exposição segue até o dia 18 de maio.
A mostra conta com várias obras de arte que são feitas nas 20 oficinas e cursos ministrados dentro da unidade, onde trabalham cerca de 155 internos. Dentre as oficinas internas estão as de marcenaria, tornearia, entalhe, oficina de costura e serralheria, artesanato e artesanato em biscuit. A exposição conta com várias peças, muitas utilizando madeira, e também quadros pintados em óleo sobre tela, pelo artista Juliano Ribeiro de Jesus.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luís Henrique Alves, a Estação Memória tem sido palco de belas exposições durante o ano. “Já tivemos várias exposições na Estação Memória durante os primeiros meses. Nosso objetivo é a valorização cultural no município. Com essas exposições sempre buscamos incentivar a cultura” destaca.
Segundo o coordenador de Produção da Penitenciária, Wilcon Renato Costa, atualmente a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho tem 550 internos. Deste total, 310 trabalham nas oficinas e 160 estão concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. “Com essas oficinas, o apenado só tem a ganhar. Com o trabalho e o salário que recebe, ele ajuda a família e ainda diminui a pena, e aumenta a possibilidade de ressocialização” destaca.
O museu está localizado na rua Belo Horizonte, 272, no centro de Ipatinga. O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3829-834.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com