terça-feira, dezembro 16, 2025
spot_imgspot_img
InícioCulturaEspetáculos do PLIFA mostra resultado de formação artística

Espetáculos do PLIFA mostra resultado de formação artística

Programa Livre de Formação de Artistas da Casa Laboratório exibe três peças no Teatro Zélia Olguin

Foto: Rodrigo Zeferino

IPATINGA – Até o dia 18 de dezembro, o Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, recebe a Mostra de Espetáculos do PLIFA – Programa Livre de Formação de Artistas, sempre às 20h. Mais do que apresentações de encerramento, a mostra reafirma o papel transformador da formação artística na vida de crianças, adolescentes e jovens da região, consolidando a Casa Laboratório como uma escola de referência na qualificação de novos talentos e na manutenção da qualidade artística local.

Resultado de dez meses de estudos intensivos, o PLIFA conduz seus discentes até o módulo de prática profissional, etapa em que vivenciam integralmente os processos de criação, ensaio e apresentação de um espetáculo teatral. Nesse percurso, o aprendizado técnico caminha lado a lado com o desenvolvimento humano, a escuta, o trabalho coletivo e o pensamento crítico.

NÃO É UM FAZ DE CONTAS

A programação reúne três montagens que evidenciam a diversidade de linguagens e faixas etárias atendidas pelo programa. O espetáculo de formatura “Isso Não é Um Faz de Contas!”, com texto de João Carlos Cardoso e direção de Wallace Maciel, traz ao palco 15 estudantes de atuação em uma performance que provoca reflexões sobre o próprio fazer teatral e o papel do público. Figurinos e cenário são assinados por Joab Sangi.

A REVOLUÇÃO DOS RATOS

Também integra a mostra “A Revolução dos Ratos”, apresentada pelo núcleo de adolescentes do MOD 01, uma divertida e crítica aventura que contrapõe a vida no campo e na cidade a partir do olhar dos ratos, revelando a potência criativa e o amadurecimento cênico dos jovens artistas.

TOTOCA

Abrindo a mostra, o espetáculo “Totoca” coloca em cena as crianças do MOD 01 – estudos em atuação, celebrando o teatro como espaço de convivência e invenção. As canções, interpretadas pelos próprios artistas mirins, não funcionam apenas como trilha sonora, mas como expressão viva de um processo formativo que entende a arte como horizonte de futuro e possibilidade de transformação.

SERVIÇO

Mostra de Espetáculos do PLIFA – Programa Livre de Formação de Artistas

Datas: 16, 17 e 18 de dezembro de 2025

Horário: 20h

Local: Teatro Zélia Olguin – Cariru

Ingressos antecipados: (31) 98662-3522

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments