Cultura

Espetáculo de dança no Centro Cultural Usiminas

Ipatinga – Quem nunca se identificou com uma personagem de uma história, vivendo em um mundo lúdico onde a criatividade e imaginação nos tornam personagens de nós mesmos? É esse o convite da Cia. Cíntia Barros de Danças Árabes, com o espetáculo “A Dançarina”, que será apresentado neste sábado, às 20:00h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas (Shopping do Vale do Aço). A apresentação faz parte da programação do projeto Cultura Árabe Circulação A Dançarina 2014, que conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo conta a história do príncipe Said, que era considerado o homem mais sábio de seu reino, conhecido também por nunca fazer perguntas. Até que um dia chegou a seu reino uma trupe de dançarinas. Este acontecimento faz com que o príncipe reveja seus conceitos, descobrindo que em algumas ocasiões não é necessário ter sempre uma explicação ou uma resposta certa para todas as coisas. “Às vezes basta ver, com os olhos livres, simplesmente sentir”, comenta o diretor Claudinei de Souza.

“A Dançarina” é baseado na parábola “A Dançarina”, do livro “ O Errante”, de Khalil Gibran, e conta com adaptação, dramaturgia e direção artística de Claudinei de Souza, direção geral de Cintia Barros e coreografias da Cia. de Dança Cintia Barros de Danças Árabes.

Em 2014 o espetáculo inclui as participações do bailarino e ator Gessé Rosa, que interpreta o Príncipe Said, e da bailarina e atriz Aline Dutra, que faz a personagem Fadrina. As atrizes Natália Pedro e Marinalva Gonçalves completam a lista de convidados, interpretando as serviçais do castelo.

Cultura árabe

Empreendido por Cintia Barros, o projeto é uma ação de divulgação da cultura árabe na região, por meio da circulação do espetáculo de dança em diversas comunidades de Ipatinga. Ao todo foram cinco apresentações nos meses de setembro e outubro, voltadas para crianças e adolescentes, estudantes do ensino médio nos bairros Imbaúbas, Bom Retiro, Canaã e Bethânia. Cada escola foi contemplada pelo projeto com um Workshop de “Dabke”, voltado para professores e funcionários das escolas.

O projeto se encerra com a apresentação do espetáculo “A Dançarina” no Centro Cultural Usiminas.

SERVIÇO:
Espetáculo: A Dançarina
Data: Sábado, 4 de outubro
Horário: 20:00h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação: Livre
Convites: Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com