Cultura

Espetáculo de dança inspirado em Berlim

(Fotos: Secom/PMI)

IPATINGA – Uma das inovações da Lei de Incentivo à Cultura de Ipatinga, além de seu pioneirismo em todo o Vale do Aço, é a oportunidade para a formação de público e a descoberta de talentos artísticos. Este ano, um dos artistas contemplados foi Luciano Gomes Botelho, que recebeu uma bolsa de estudos e participou, no período de 15 de setembro a 22 de outubro, de um curso de teatro e dança em Berlim, na Alemanha.

Em seu retorno ao Vale do Aço, o ator e dançarino apresentou na semana passada o espetáculo “Verzeih mir” (Me perdoe, em alemão), reunindo também exibições de fotos e vídeos e uma palestra na Casa do Teatro Perna de Palco, no bairro Horto.

Nesta quinta-feira (27) e na sexta-feira Luciano promove uma oficina de dança contemporânea aberta à participação da comunidade, no Espaço Cultural Museu Vivo, no bairro Vila Celeste. A programação é parte da contrapartida do artista prevista no projeto cultural apoiado pela prefeitura.

“Verzeih mir” é resultado do aprendizado de Luciano Botelho durante o intercâmbio, com base em suas impressões sobre Berlim. Entre idas e vindas para a escola de danças da instituição Tanzfabrik Berlim Zentrum Fur Zeitgenossichen, ele conta que o marcou muito a divisa do antigo muro de Berlim. Também ficou fascinado pelas comidas, os cheiros, a internacionalidade, as regras e, sobretudo, os monumentos. “Muitos deles guardam pedidos de desculpas, são homenagens aos judeus, aos homossexuais perseguidos, aos heróis da resistência. Enfim, é muita culpa no ar”, observa.

O espetáculo, que integra a programação do XII Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (Enartci), foi preparado ainda na Alemanha, com a realização de alguns ensaios abertos. Mas a primeira apresentação ocorreu em Ipatinga. “A mensagem do espetáculo é um pedido de perdão. Perdão por nossas tiranias diárias, que nutrem a tirania mundial; pela nossa constante troca de papéis entre vítimas e opressores; por nosso silêncio covarde e o nosso grito opressor”, enumera.

Presente à apresentação na Casa Perna de Palco para ver a estreia da performance, a estudante de teatro Larissa Abdalla, ficou encantada. “Foi um excelente número. É uma oportunidade e tanto”, comentou. Já o fotógrafo Nilmar Lage destacou a “superação” do ator. “Esse foi o melhor trabalho que já vi do Luciano, é muito visceral. Acredito que a cultura de nossa cidade ganha muito com essa contribuição”, elogiou.

Outras informações sobre a oficina de dança contemporânea coordenada por Luciano Botelho podem ser obtidas pelo telefone (31) 3821-3513.


Larissa Abdalla, estudante de teatro, ficou encantada com a performance de Luciano Botelho em “Verzeih mir”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com