O Prêmio Nobel de Literatura de 2022 foi atribuído à autora francesa Annie Ernaux. A laureada foi anunciada pela Academia Sueca, em Estocolmo, nesta quinta-feira (6).
Segundo a Academia, a escritora francesa foi premiada “pela coragem e acuidade clínica com que descotrina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.
A Academia distinguiu Annie Ernoaux pela escrita “de forma consistente e de diferentes ângulos”, na qual “examina uma vida marcada por fortes disparidades de gênero, linguagem e classe” e reconheceu que o caminho da escritora francesa “foi longo e árduo”.
A escritora é autora de obras como “Os Anos” e “O Acontecimento” (que inspirou o filme do mesmo nome).
Annie nasceu em 1940 e cresceu na pequena cidade de Yvetot, na Normandia. Apesar do estilo clássico, a autora autointitula-se “uma etimologista de si mesma”, mais do que uma escritora de ficção.
Mas a ambição de ir além dos padrões da ficção levou a escritora a tentar reconstituir metodicamente o seu passado, em uma prosa autobiográfica que a Academia sueca descreve como uma espécie de diário em bruto.