FABRICIANO – O Projeto Escrita Criativa: Pequenos Escritores chega à sua segunda edição com novidades. Desta vez, vai atender mais duas escolas públicas de Coronel Fabriciano: as Escolas Municipais Dom Lelis Lara, no Vila São Francisco, e a Vereador Paulo Franklin, no Santa Cruz. O projeto é uma iniciativa da escritora fabricianense e artista Roberta Rocha, da Borboleta Editora, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Coronel Fabriciano, com parcerias do Grupo Gente do Céu e Catavento Cultural.
No primeiro semestre deste ano, o projeto foi realizado na Escola Municipal Raimunda de Coura Barcelos, no Caladinho, e beneficiou 60 crianças do ensino fundamental, além de envolver mais de 100 pessoas com Sarau Literário de encerramento, aberto à comunidade.
OFICINAS
A nova fase do projeto começou em outubro e segue até o fim de novembro, com oficinas gratuitas de incentivo à leitura e à escrita para cerca de 70 crianças, de 8 a 12 anos, com aulas uma vez por semana. “Durante as oficinas, as crianças são estimuladas a escrever histórias individuais e coletivas, além de criar livros artesanais”, explica Roberta Rocha, que também é professora de História e atriz do Grupo Gente do Céu.
As atividades são dinâmicas e utilizam ferramentas do teatro, criando um espaço de aprendizado lúdico. Outro diferencial é a participação do ator Jailton Laurindo. “Estou feliz em participar desta nova fase, que permite a outras crianças aprenderem brincando e explorando o mundo da fantasia criado a partir da leitura e da escrita”, comemora Jailton.
SARAU
O encerramento do projeto será celebrado com o “Sarau Pequenos Escritores”, gratuito e aberto a estudantes, professores e à comunidade. Nesse dia, os alunos vão apresentar suas histórias e livros artesanais produzidos nas oficinas, além de receberem certificados. O evento será realizado em cada escola parceira, incluindo ações de acessibilidade.
Outra novidade é a apresentação do Grupo Gente do Céu, com o teatro “O Menino que Queria Voar”, baseada no livro homônimo de Roberta Rocha, da Borboleta Editora. “A obra aborda o autismo, um tema atual que toca a vida de muitos pais, professores e crianças. Inclusive, o livro foi inspirado no meu filho Raul, que é autista”, revela a escritora.