Cidades

Escolas estaduais divulgam resultado do Ideb em placas

Vice-diretora disse que a divulgação da nota faz com que a comunidade conheça a realidade da escola e sua necessidade de melhorar

IPATINGA – A placa com a nota obtida pela Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta no exame do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 foi inaugurada na tarde de ontem (15), no bairro Caravelas.
De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Viviane Cassiano, o resultado obtido na avaliação foi de 3,7 pontos. A nota ficou abaixo da meta de 4,5, estipulada pela Secretaria Estadual de educação. Apesar do desempenho, a educadora vê a iniciativa como positiva para que alunos e comunidade conheçam a realidade, e assim possam se envolver na busca por melhorias. “Antes os estudantes faziam a prova e não se importavam com o resultado. A placa ajuda a conscientizar os alunos, pais, professores e comunidade escolar a interagir com a escola e ter esse momento de reflexão. Avaliar porque o resultado foi esse e ainda buscar formas de melhorar o resultado”, destacou.
Viviane ponderou também que pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2012, em conjunto com os educadores e os alunos, o resultado do IDEB vai ser melhor para a escola Nilza Luzia de Souza Butta.

A placa da escola Nilza foi colocada logo no portão de entrada. Até o fim deste mês, todas as escolas estaduais que geraram o índice terão suas placas fixadas. A rede estadual mineira é a pioneira no país nessa iniciativa, que objetiva motivar uma política de transparência em relação aos resultados. Até o fim de fevereiro, cerca de três mil escolas, em todo o Estado, terão placas instaladas.

Foram produzidas 611 placas com resultados do 5º ano, 1.224 placas para escolas que têm resultados do 5º e 9º anos do ensino fundamental e outras 1.142 placas com resultados do 9º ano, por meio de parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e Instituto Minas pela Paz.

INFORMAÇÕES DA PLACA

No Ideb, as escolas são avaliadas ao final de cada ciclo de ensino — no fim dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao fim do ensino médio. O índice, portanto, gera resultados para o 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Como o Ideb não gera resultados por escola no ensino médio, uma vez que a avaliação é aplicada de forma amostral, somente escolas que oferecem o ensino fundamental receberão as placas. Cada placa traz o índice obtido pela escola no nível de ensino avaliado referente ao ano de 2011 – último no qual o Ideb foi aferido. Tomando como base uma régua com a escala de 1 a 10, o interessado poderá conferir qual foi o índice obtido pela instituição. Acima da régua, é possível conferir o Ideb médio das redes públicas do município no qual a escola está localizada, além do Ideb da rede estadual mineira naquele nível de ensino.

O resultado obtido pela Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta na avaliação do IDEB de 2011 foi 3,7 pontos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com