Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, atrações gratuitas para as comunidades circularam por 11 cidades do Leste de Minas Gerais
Teatro, música, circo e cinema tornaram a passagem do Festival Murucututu, por 11 cidades do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, ainda mais especial. Com uma programação cultural gratuita para escolas, creches e praças, a 4ª edição do festival itinerante para crianças alcançou quase 17 mil pessoas dos municípios de Antônio Dias, Belo Oriente (Cachoeira Escura), Cel. Fabriciano, Conselheiro Pena, Ipaba do Paraíso, Naque, Nova Era, Periquito, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga.
Em quase 30 dias de circulação, de 3 a 26 de junho, mais de 160 oficinas de diversas linguagens artísticas foram ministradas em escolas e creches. Tumiritinga, Conselheiro Pena e Resplendor contaram também com uma programação cultural aberta a toda a comunidade, nas praças dos municípios.
“Precisamos de mais projetos de cultura. E foi maravilhoso ter o Murucututu conosco. O espetáculo que assistimos trouxe para as crianças uma forma muito divertida de acessar o mundo da imaginação sem sair da realidade”, declarou Keila Moreira, moradora de Resplendor.
Para Terezinha Mendes Pereira, moradora de Naque, o Murucututu foi além do esperado com sua programação cultural. “Tivemos um dia diferenciado, alegre e divertido. O Murucututu trouxe a valorização da cultura e ao mesmo tempo aprendizado. Tivemos música, rimas e sequências, trabalhando o foco e atenção das crianças. Queremos o projeto aqui mais vezes”, contou.
“Cruzamos os trilhos do trem levando toda magia do Festival Murucututu para as pessoas e foi uma viagem incrível. Tivemos uma temporada de atrações com espetáculos e oficinas pensadas para atender um público diverso e o festival foi muito bem recebido pelas comunidades, por onde passamos”, frisaram os realizadores do Festival Murucututu, Anaís Della Croce e Gabriel Murilo.
Temporada
As atrações da 4ª edição do Murucututu foram os espetáculos La Zapatanga e Histórias de Papel, do grupo argentino Los Tinguiritas; o circense Masa Madre, do grupo chileno Circo a Pulso; As aventuras de Matias, do Grupo Girino; a contação de histórias Música para Brincar, com O Quintal da Guegué. A mostrinha de cinema e o encontrinho criativo movimentaram as programações das praças de Tumiritinga, Conselheiro Pena e Resplendor.
As escolas e creches receberam oficinas de Percussão Corporal, com Leo Dias; de Vivência: Jogos Teatrais, com Rômulo Amaral; Brinquedos Ópticos – Taumatrópio, com Antônio Salgado; de Jogos em Cena, com Mari Antonacci; de Danças Urbanas, com Maíra Barros; Brincando com músicas, com Marcos Gowda; e Brincando e criando, com André Rissi.
O Murucututu – Festival para Crianças é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Realização Aventura e Ministério da Cultura – GOVERNO FEDERAL.
Acompanhe os projetos da Aventura pelo https://www.instagram.com/aventura.cultural