IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está instalando modernos equipamentos de monitoramento nas principais vias da cidade, que passam a realizar a contagem contínua e em tempo real do fluxo de veículos.
O novo sistema permite precisão maior nos dados, fornecendo informações atualizadas a todo momento sobre o tráfego. Esses registros serão fundamentais para embasar diagnósticos e orientar as soluções de mobilidade a curto, médio e longo prazo.
PONTOS
Os aparelhos já estão posicionados em pontos estratégicos da malha viária, como a avenida das Flores, próximo ao cruzamento com a avenida Pedro Nolasco; avenida Minas Gerais; avenida Simon Bolivar, nas interseções com a avenida Carlos Chagas e também com as avenidas Minas Gerais e Gerasa; além da avenida Guido Marliére, que se cruza com a Roberto Burle Marx e a Maanaim. Também receberam equipamentos a avenida Brasil, no entroncamento com as avenidas Monteiro Lobato e José Júlio da Costa; a avenida JK, nas interseções com as avenidas Livramento, Macapá e Getúlio Vargas; a avenida Colatina, na ligação com a avenida Londrina e a alça da BR-381; e ainda a avenida José Raimundo.
ETAPAS
Além da instalação dos equipamentos, a construção do PlanMob segue com ações participativas. Desde agosto, já foram realizadas audiência pública e oficinas temáticas conduzidas pelo CEFET-MG, instituição responsável pela elaboração técnica do plano. Os chamados “cafés temáticos” seguem até o início de outubro, com debates sobre transporte coletivo, mobilidade ativa (a pé e de bicicleta), acessibilidade e segurança viária, garantindo a representatividade de todas as regionais da cidade.
Paralelamente, equipes do CEFET-MG também estão aplicando entrevistas presenciais para compreender como, quando e por que a população se desloca, levantando dados sobre trajetos, horários e modos de transporte.