IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente (Demam), está desenvolvendo o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS), que definirá o modelo de coleta seletiva a ser implantado no município.
O plano seguirá as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e estabelecerá metas progressivas para a reciclagem. Algumas ações estão em andamento para complementar a fase de diagnóstico e elaboração do PMCS, cuja conclusão está prevista para oito meses.
ENQUETE
Para entender a percepção da população sobre a gestão de resíduos, a Prefeitura disponibilizou um formulário de enquete digital no site oficial www.prefeituradeipatinga.mg.gov.br. A participação dos cidadãos é fundamental para que o plano reflita as demandas e expectativas locais, uma vez que o modelo de coleta seletiva será baseado nas opiniões e necessidades apontadas pela comunidade. Esse processo atende a um anseio antigo e define as regras e diretrizes para a implementação efetiva da coleta seletiva em Ipatinga.
Entre as ações previstas destaca-se o levantamento da situação atual da coleta seletiva no município, que ajudará a estruturar o plano, além de desenvolver um modelo de coleta que se adapte à realidade local.
ELABORAÇÃO DO PLANO
Para obter um conhecimento detalhado sobre os resíduos gerados em Ipatinga, foi realizada uma análise gravimétrica, que consiste na coleta e estudo dos resíduos sólidos descartados pela população. Esse levantamento indicará quais materiais são mais descartados e têm maior potencial de reciclagem, auxiliando na criação de uma estrutura eficiente para a coleta seletiva.
O prazo para a conclusão do PMCS é de oito meses. Ao final desse período, Ipatinga terá todas as condições necessárias para iniciar a coleta seletiva de forma planejada e eficaz.