Cultura

Encontro reúne bandas de música do interior de Minas

No domingo (29), Fabriciano receberá bandas e músicos convidados do interior de Minas Gerais

 

FABRICIANO – No próximo domingo, Coronel Fabriciano recebe a segunda edição do projeto Oiti Instrumental – Encontro de Bandas de Música. O evento será realizado na Praça da Bíblia, no bairro Melo Viana, a partir das 9h. A musicalidade executada pelas bandas tem o poder de emocionar e perpetuar uma das mais tradicionais manifestações artísticas mineira. Historicamente, as bandas de música nasceram pela interferência da família imperial, no século 16. Por tocar a céu aberto e no meio do povo, elas passaram a fazer parte das atividades civis.
No domingo (29), Fabriciano receberá bandas e músicos convidados do interior de Minas Gerais. “Convidamos toda a cidade de Coronel Fabriciano e região do Vale do Aço a sentar-se no banco da praça e ver a banda passar. As bandas de música são uma das manifestações mais expressivas da nossa cultura, inclusive no interior de Minas”, afirma o gestor cultural Bruno Minafra. O projeto tem o patrocínio cultural da Gasmig, por meio de Lei de Incentivo à Cultura.

JOVENS MÚSICOS
E quem pensa que banda é coisa do passado, está equivocado. Em algumas escolas de tempo integral do município de Coronel Fabriciano, existem aulas de música instrumental e vários grupos estão se constituindo, ou seja, futuros alunos poderão se inserir na Banda de Música da cidade.
“Além de promover o encontro das bandas de música, o projeto tem como intuito o despertar para essa atividade. Procuramos divulgar ao máximo o trabalho e o projeto para que as crianças, jovens e adultos se integrem à banda de Coronel Fabriciano.”

MÚSICO EXPERIENTE
O mais antigo músico da Corporação Musical de Cel. Fabriciano, o experiente músico Clodomiro de Jesus ou Miro da Banda, de 76 anos, se orgulha por dedicar a vida à música. Ele toca sax há mais de 60 anos.
“Faço parte da história da Banda. Vivencio a maioria dos dias do ano nos trabalhos e ensaios. Contribuí com a construção da Sede da Banda e nos trabalhos na diretoria. Fico muito feliz em poder levar o nome e a história da cidade de Coronel Fabriciano para outras cidades e regiões”, disse Miro.

CONVIDADOS
Bandas confirmadas para o Segundo Encontro em Coronel Fabriciano:
Lira Paroquial Treze de Junho (Peçanha), Corporação Musical Santa Cecília (Timóteo), Corporação Musical União Dionisiana (Dionísio), União Musical Goiabalense (São José do Goiabal), Corporação Musical Euterpe Lagoana (Nova Era), Corporação Musical São Sebastião (Bela Vista de Minas), Corporação Musical Lira São José de Jaguaraçu (Jaguaraçu) e Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora (Cel. Fabriciano).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com