Cidades

Encontro reúne 33 cidades para discutir SAMU regional

Secom PMI

IPATINGA – O município e outras 32 cidades que integram a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) e Caratinga passarão a contar com um serviço próprio de urgência e emergência. Nesta segunda-feira (28), prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG) e do Fórum Regional para o Desenvolvimento de Minas Gerais se reuniram em Coronel Fabriciano para acertar os detalhes da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional.

DETALHAMENTO
A iniciativa vai beneficiar diretamente cerca 770 mil pessoas da região. O projeto foi detalhado durante o encontro e prevê a instalação de 11 a 13 bases do Samu Regional em pontos estratégicos e diversas cidades, de Jaguarçu à Caratinga. O funcionamento do serviço, que terá mais de 200 funcionários concursados, vai movimentar mensalmente cerca de R$ 1 milhão, rateados entre União, Estado e municípios.

O Samu Regional será gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales). Ipatinga, que já conta com o serviço municipal há mais de 10 anos, funcionará como Central de Regulação, a exemplo do que acontece em Belo Horizonte. O projeto inicial foi apresentado em dezembro de 2013. Mas apenas na última quinta-feira (24) a Secretaria de Estado de Saúde acatou o pedido dos municípios para o desmembramento do Consurge, que agora passará atender apenas às cidades da regional de Governador Valadares.

EXPERIÊNCIA
Uma das principais articuladoras da implantação do Samu Regional, a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta reforçou a importância da ampliação do serviço e colocou a experiência e estrutura administrativa do Samu de Ipatinga à disposição do Cisvales. “É uma oportunidade ímpar, que vai atender uma luta antiga de todos, que é o Samu Regional.

A nossa defesa junto ao Estado foi de contar com o serviço próprio para atender às características da nossa região, sem qualquer prejuízo ao serviço na regional de Governador Valadares. Expandir o Samu para outras cidades representa salvar mais vidas”, destacou a prefeita Cecília Ferramenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com