Cultura

Encontro de Violeiros no Armazém da Viola

IPATINGA – As violas já estão afinadas para mais uma edição do Encontro de Violeiros do Armazém da Viola. Grupos musicais de Coronel Fabriciano, Viçosa e Santa Luzia se revezam no palco do Centro Cultural Usiminas, no dia 1º de novembro, a partir das 20h, promovendo um grande encontro com muita música e boas gargalhadas com os “causos” do compadre Ademar.

O Armazém da Viola é um programa musical que tem como objetivo preservar as tradições da música caipira de raiz. Sua principal característica é apresentar a moda de viola aliada aos tradicionais “causos” da nossa cultura. Está em atividade desde o ano 2000 e, ao longo de 13 anos, realizou 41 apresentações nas cidades de Ipatinga, Timóteo, Itaúna e Viçosa, que contou com a participação de 34 grupos, envolvendo cerca de 180 músicos e um público estimado em mais de 25.000 pessoas.

Nesta edição do Encontro de Violeiros, o Armazém recebe três grupos musicais, envolvendo a participação de cerca de 24 músicos. De Coronel Fabriciano vem o grupo Viola no Trilho, de Viçosa a dupla Ramon e Rozado e de Santa Luzia a Orquestra Viola Iluminada.

PAI E FILHO
Ramon e Rozado abrem as apresentações do Encontro. Em 2007 filho e pai se juntaram para formar a dupla com um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz. No mesmo ano receberam os prêmios de 1º lugar e melhor violeiro no Festival de Piacatuba, em Leopoldina-MG.

Daí pra frente, o trabalho da dupla cresceu e rodou o o interior de Minas, levando ao público um seleto repertório regional e raiz que passeia pela MPB. A atuação da dupla já rendeu o primeiro CD, intitulado “Herança”, que contou com as participações de “Paulinho Pedra Azul”, “Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda)”, “Celia e Celma” e a apresentação de “Saulo Laranjeira”.

VIOLA NO TRILHO

Já o grupo vocal e instrumental Viola no Trilho, surgiu em Coronel Fabriciano com a reunião de músicos e amigos. A proposta do grupo é de valorizar a autêntica música popular brasileira, por meio de releituras de grandes clássicos de Almir Sáter, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Banda de Pau e Corda, dentre outros nomes do cancioneiro popular. A Banda, que está em fase de seleção para gravação do primeiro CD, também apresenta canções autorais.

Sua principal característica é apresentar um som sempre voltado para as coisas da roça, do cantar dos pássaros, a vida simples do homem do campo, e o jeito interiorano que tanto nos encanta. O Viola no Trilho é formado por Dário de Freitas, Jéfferson Rocha, Roberto Nogueira, Kito Magalhães, Lucas Alves, Edmar Carvalho, Zé Russo e Alessandro Rangel.

VIOLA ILUMINADA
A última atração do encontro vem de Santa Luzia. É a Orquestra Viola Iluminada, formada por oito violeiros, um violonista e um percussionista, na faixa etária de 21 a 67 anos. A orquestra tem como característica a diversidade musical. Entre os integrantes mestres de folia de reis, de congado, cantador de visita de presépio, de música regional, seresteiro e chorão, todos apaixonados por música caipira de raiz e moda de viola. No repertório os mais variados ritmos como guarânia, pagode, querumana, toada, cururu, polca e folia de reis. Com um potencial musical excelente e um coral de nove vozes bem afinadas, o grupo apresenta arranjos diferenciados em várias composições.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com