terça-feira, maio 13, 2025
spot_img
InícioCulturaEncenaAção chega a quatro cidades do Vale do Aço

EncenaAção chega a quatro cidades do Vale do Aço

Projeto é realizado pelo Ponto de Cultura Perna de Palco

IPATINGA – A Associação Cultural Perna de Palco completa 28 anos de atuação ininterrupta em diferentes áreas da cultura. Em 2024 se tornou Ponto de Cultura, ampliando seu campo de abrangência. Neste ano de 2025 realiza vários projetos, entre eles o Projeto EncenaAção que propõe a realização de Oficinas Artísticas em quatro cidades do interior de Minas Gerais. A informação é da atriz, diretora e gestora cultural Luzia di Resende.

O Perna de Palco vai oferecer oficinas teatrais para iniciantes, destinadas a um público adolescente, jovem e adulto e uma oficina de percussão,

No Naque, Periquito e Belo Oriente, serão oficinas de teatro para jovens e adultos. E no Bugre, o ritmo muda: por lá, a oficina vai ser de percussão. “Essa é a chance perfeita para experimentar, se expressar, conhecer gente nova e se aproximar da arte. As oficinas terão como resultado a montagem de espetáculo, show e apresentação. Com todas as atividades realizadas gratuitamente, o objetivo é criar oportunidade de formação de grupos artísticos no interior”, adianta Luzia.

Na primeira etapa serão oferecidas 50 vagas iniciante – preparação básica. Na segunda etapa 20 vagas na etapa de aprofundamento e montagem de espetáculo.

OPORTUNIDADE

Grupos artísticos para se tornarem contínuos e se profissionalizar precisam de subsídios que ofereçam o aprendizado inicial e uma ação sequencial que materialize o processo e ofereça um produto final em forma de apresentação.

Essa é uma oportunidade do primeiro contato artístico, aberto a todos (negros, indígenas, PCD, LGBTQIAPN+), possibilidade de aprofundamento artístico e experiência de apresentação do produto final. Tudo que for criado para os espetáculos como figurinos, cenários, adereços, instrumentos ficará na cidade. O trabalho pertencerá ao grupo que poderá se apropriar como quiser, gerando renda e continuidade do trabalho.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cenibra e apoio do Instituto Cenibra.

As salas para a realização das oficinas e os locais de apresentação da montagem final precisam ser escolhidas observando o acesso a banheiros e rampas de acesso. As oficinas e apresentações serão gratuitas e inclusivas. Terá interpretação em libras na oficina se for necessário e na apresentação pública.

Luzia di Resende destaca que “para participar não precisa ter experiência nenhuma — só vontade de viver algo novo! São 50 vagas por cidade, nesta primeira etapa e todas as oficinas são gratuitas”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link da bio do instagram do Grupo Perna de Palco. @grupopernadepalco

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments