Cidades

Em uma semana, chove além do previsto para o mês

IPATINGA – Em seis dias de temporais na região, choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro em Ipatinga. A expectativa de chuva para os primeiros 31 dias do ano era de precipitação acumulada de até 250 milímetros. Mas até a tarde desta sexta-feira (22), cerca de 400 milímetros de chuva já havia atingido o município, conforme registros dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalados em pontos estratégicos. Somente nesta semana foi registrado o volume acumulado de 337 milímetros de chuva, em média 60 milímetros por dia.

Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Ipatinga trabalharam em ritmo intenso para atender a mais de 266 chamados recebidos durante esta semana chuvosa. Mais de 130 ocorrências de deslizamentos de terras e desmoronamentos de barrancos foram registradas, além de quedas de muros e árvores em diversos bairros. Três casas ameaçadas de desabamento, por causa de escavações irregulares realizadas por moradores, tiveram de ser interditadas, e as famílias foram encaminhadas para casas de parentes.

IMPACTO

Na avaliação do secretário de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga, Leonardo Miranda, o impacto das chuvas é sempre preocupante, principalmente pela grande quantidade de deslizamentos registrados em poucos dias. Mais de 70% das 99 áreas de risco identificadas no município estão relacionadas diretamente com a má ocupação do solo, por iniciativa dos próprios moradores, segundo levantamento técnico que embasou a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. O mesmo diagnóstico foi feito por uma equipe de geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que avaliaram a situação do município depois das fortes chuvas do final de 2013.

SERVIÇO

A sede da Defesa Civil está localizada na rua Macabeus, nº 700, bairro Canaã. Telefones de contatos: (31) 3829-8414 e 199.


Tapa-buracos –
As equipes da Prefeitura de Ipatinga continuam com a operação tapa-buracos emergencial em diversos pontos das vias urbanas da cidade. A prioridade é reparar os trechos mais críticos e com grande fluxo de veículos, que estão danificados por causa das chuvas da última semana. Nesta sexta-feira (25), a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) deu seguimento a operação nas avenidas Selim José de Sales, entre o Canaã e Bethânia, João Valentim Pascoal, no Centro e no Cariru. A Prefeitura aguarda o período de estiagem mais prolongado para dar continuidade à cobertura nos demais pontos da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com