Cidades

EM Presidente Vargas abrigará o Instituto Federal de Educação

Escola Municipala Presidente Vargas, onde será implantado o Instituto Fedetal de Ensino

IPATINGA – O município vai contar, a partir de fevereiro do próximo ano, com as primeiras turmas de uma universidade federal. A prefeita Cecília Ferramenta assinou a escritura de doação do terreno e da edificação da antiga Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no bairro Veneza (Morro do Sossego), para abrigar as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Para a prefeita, a criação do Instituto Federal de Ipatinga significa a realização de um sonho e maiores oportunidades para os jovens. “Ter o ensino superior público e gratuito em nossa cidade sempre foi uma reivindicação da população e é uma prioridade em nosso programa de governo. Fico muito feliz em poder concretizar esse objetivo. Podemos dizer que temos uma universidade federal em nossa cidade e isso é motivo de muita alegria para todos nós”, comemora.

CAPACIDADE
Em Ipatinga, a instituição de ensino atenderá, inicialmente, cerca de 1.200 alunos. “Vamos trabalhar para que Ipatinga se torne referência em graduação tecnológica e educação superior. A equipe do IFMG já está no município fazendo os levantamentos para a reforma do espaço, com o objetivo de garantir que o início das aulas seja no início de 2014”, enfatiza a prefeita.

Para o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, Ipatinga é uma cidade de destaque em Minas Gerais e merece receber os investimentos na área de educação e formação profissional. “O objetivo do governo federal é trabalhar com escolas que possibilitem uma inovação tecnológica que mude o perfil da economia brasileira. Entendemos que, para isso, é preciso fazer Ciência e Tecnologia nos municípios e este será o foco principal do campus do Instituto Federal a ser instalado em Ipatinga”, analisa o reitor.

ESFORÇO
Caio Bueno destacou também o esforço da prefeita Cecília Ferramenta para garantir a instalação do IFMG na cidade. “Sabemos das dificuldades e acompanhamos a luta da Cecília em Brasília. Vimos o quanto ela se esforçou para que isso se tornasse uma realidade”, assinala o reitor.

Cecília Ferramenta fez questão de destacar o apoio que encontrou no Ministério da Educação e a constante presença do deputado federal Gabriel Guimarães. “Ele tem sido um amigo de todas as horas, nos incentivando e nos ajudando na luta por melhorias para Ipatinga e o Vale do Aço”, afirma a prefeita.

CURSOS
A proposta do Instituto Federal de Minas Gerais é ser uma escola técnica e, ao mesmo tempo, uma universidade. Desta forma, 50% das vagas ofertadas serão direcionadas aos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A outra metade se destinará aos cursos superiores. De maneira verticalizada, a mesma estrutura vai atender desde a formação inicial (profissionalizante) até o mestrado.

A princípio, 60 professores serão contratados por meio de concurso público federal com previsão de ser realizado em setembro deste ano. Conforme a direção do IFMG, já no próximo mês serão realizadas audiências públicas para debater as demandas prioritárias de cursos que vão funcionar no município. Diante da expectativa pela

MODALIDADES

De acordo com a avaliação do MEC, Ipatinga poderá contar com as modalidades de ensino superior (bacharelado, licenciatura e tecnologia), pós-graduação lato sensu, formação inicial e continuada, ensino técnico (integrado ao ensino médio), além de parcerias para a realização de programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional. Estas modalidades reúnem cerca de 60 cursos oferecidos pelos campi do IFMG.
Também marcaram presenças na solenidade, como representantes do poder Legislativo, os vereadores Sebastião Guedes, Juarez Pires, Saulo Manoel, Lene Teixeira, Ademir Cláudio e Adelson Fernandes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com