Cidades

Em Ipatinga, prefeita Elisa Costa destaca modo petista de governar

Ao lado de Cecília Ferramenta, a prefeita de Valadares, Elisa Costa, destacou ações governamentais de seu mandato    (Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – “Vir falar sobre o que temos feito de bom em Governador Valadares me proporciona uma felicidade muito grande, mas, ao mesmo tempo, certa tristeza por ver que tudo o que foi construído num passado recente de Ipatinga, praticamente não existe mais”. Essa foi a tônica da palestra proferida pela prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa (PT), para mais de 500 pessoas que participaram do encontro promovido pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Ipatinga. O evento contou com a presença do ex-prefeito Chico Ferramenta, da pré-candidata à Prefeitura de Ipatinga, Cecília Ferramenta, de prefeitos do Colar Metropolitano do Vale do Aço, pré-candidatos a vereador e representantes da sociedade civil organizada.

REFERÊNCIA

Intitulada “Os Desafios da Gestão: o Município Crescendo no Ritmo de Brasil”, a conversa seguiu em tom saudosista para os presentes. “Me recordo, no fim dos anos 80, durante o primeiro mandato do Chico Ferramenta, que Ipatinga era referência nacional e até mesmo internacional pelas práticas administrativas que foram adotadas. Nós vínhamos para cá com o objetivo de aprender mesmo”, relembrou a ex-deputada estadual e atual prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa.
Um dos exemplos citados por ela, que se tornou referência para gestores públicos do país, foi a criação do orçamento participativo. A iniciativa valeu a Ipatinga o reconhecimento de organismos nacionais e internacionais, como a Fundação Getúlio Vargas, Fundação Ford e o Banco Mundial (Bird). A organização do projeto se dava por meio da articulação entre os Conselhos Regionais de Orçamento, com o Conselho Municipal do Orçamento. Foi instituído que, anualmente, deveria ser realizado o Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (COMPOR). Durante a fase de preparação, eram feitas assembléias regionais para indicação das prioridades, que, depois seriam ratificadas durante a execução do COMPOR. “Este é um exemplo prático do que falamos sobre participação popular. E isso é uma característica própria do PT que precisa ser recuperada em Ipatinga urgentemente.”, completou Elisa Costa.

ARTICULAÇÃO
Outro ponto citado pela prefeita de Valadares tratou sobre o título de sua palestra. “O Brasil fez um salto enorme quanto à melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. E isso deve ser refletido nas cidades. Em Governador Valadares isso tem sido feito com muito empenho de toda a nossa equipe técnica de secretários e a articulação política necessária. Na minha avaliação, uma equipe competente e uma boa relação com as diferentes esferas de governo são o segredo para se alcançar o sucesso numa administração pública”. Em consonância com o que é estipulado pelo governo federal, Valadares implantou o ensino integral nas escolas da rede municipal, conquistou ensino superior e técnico público por meio de centros tecnológicos e está prestes a construir o hospital regional do Vale do Rio Doce. “São avanços que tivemos que certamente poderiam ter ocorrido também aqui no Vale do Aço. O momento é de reflexão e atitude para se pensar o que o povo de Ipatinga quer para as demandas que se fazem urgentes e também para o futuro que está por vir”, finalizou a prefeita Elisa Costa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com