À vontade, como se estivesse em uma visita informal para um cafezinho, o ex-presidente Lula fez em Ipatinga seu último comício em Minas antes do primeiro turno. Levou um grande número de pessoas ao Parque Ipanema e arrebatou corações e mentes com um longo discurso que alternava tons de alegria, tristeza, indignação. O ex-presidente prometeu que não faria discurso, mas que teria uma conversa com o público. Não resistiu. Não só discursou como ameaçou terminar por umas três vezes e seguiu adiante, inspirado.
Antes de iniciar sua fala, Lula foi antecedido no palco pela ex-presidente Dilma Rousseff, pelo candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil e pelo candidato ao Senado, Alexandre Silveira. Dilma destacou a alegria de voltar à terra natal, Minas Gerais.
O ex-presidente lembrou as várias vezes em que esteve em Ipatinga e no Vale do Aço para encontros, reuniões, visitas às portas de fábricas, desde a década de 80.
Um dos pontos altos do comício foi a presença do ex-prefeito Chico Ferramenta, debilitado e numa cadeira de rodas, ele foi levado ao palco logo no início, juntamente com Cecília Ferramenta, que é candidata a deputada federal e permaneceu no palco ao lado de Lula por alguns momentos enquanto o ex-presidente lembrava do passado político do ex-prefeito.