Policia

Em 5 dias, PM registra 12 assaltos contra pedestres

Avenida Brasil, no Iguaçu: ocorrências de assalto a transeuntes se tornaram rotineiras     (Crédito: André Almeida)

IPATINGA – O número de assaltos a pedestres nas ruas de Ipatinga vem crescendo vertiginosamente nas últimas semanas. Apenas entre o último domingo (22) e quinta-feira (25) haviam sido cometidos pelo menos 12 roubos em vias públicas ipatinguenses. O número pode ser ainda maior considerando as vítimas que optam por não registrarem a ocorrência.

De acordo com os registros da Polícia Militar, os pontos mais comuns em que os crimes são registrados são os bairros Cidade Nobre, Veneza e Iguaçu. Também são cometidos de forma semelhante: indivíduos possivelmente menores de idade em grande parte das vezes portando facas ou apenas simulando estarem armados.

Na noite da última quinta-feira (25), a PM registrou duas ocorrências desta natureza: a primeira ocorreu na rua Pedras Preciosas, no Iguaçu. Segundo o boletim, o autor aparentava ser menor e vestia bermuda e usava boné. A vítima foi uma mulher de 35 anos, identificada como Leonarda Souza, que após ser assaltada procurou uma viatura da PM para relatar o fato. A mulher disse que passava pelo local quando foi abordada por um indivíduo armado de faca, que anunciou o assalto. O bandido levou da vítima um celular e fugiu em seguida tomando rumo ignorado. Neste caso, segundo a PM, foi feito um rastreamento nas imediações com o objetivo de localizar o bandido. Entretanto, não houve êxito.

ARMADO

Outro roubo a transeunte registrado na quinta-feira aconteceu na rua Araponga, no Vila Celeste. Dois indivíduos, um negro vestindo uma blusa de moletom preta com capuz e bermuda, e outro aparentando ser adolescente, também vestindo blusa e bermuda, abordaram um homem de 27 anos. Segundo a vítima, o autor negro estava armado com um revólver cromado pequeno, que a PM acredita ser de calibre .22.

A vítima contou que havia se deslocado ao local para receber uma quantia em dinheiro de uma cliente e quando se aproximava de seu carro para ir embora, foi surpreendido pelos ladrões já anunciando o assalto.
Do homem, foi levada uma quantia de R$ 3.500. Segundo a vítima, o bandido armado ainda efetuou um disparo a esmo antes de fugir sentido à rua Maçarico, no mesmo bairro. Até o fechamento desta edição, nenhum dos autores desta ocorrência havia sido localizado.

VIOLÊNCIA

Alguns assaltos são cometidos de maneira violenta como, por exemplo, o que ocorreu por volta das 11 da manhã da última terça-feira, na rua Opala, mais uma vez no Iguaçu. A vítima foi uma mulher de 34 anos que estava com a filha sobre uma cadeirinha de bicicleta. No momento em que passava pela rua, quatro indivíduos aparentemente menores de idade a abordaram e exigiram jóias que a mulher usava. Um dos infratores estava armado com uma faca de cozinha e usou o instrumento para ameaçar a criança. A mãe entregou para os autores dois cordões e três anéis folheados a ouro.

DROGAS

Na maioria dos casos de assalto a transeunte, os roubos são atrelados pela polícia ao consumo de drogas. Os bairros onde há maior incidência, inclusive, são pontos onde existem locais para o consumo especialmente do crack. Como características comuns, são levados valores em dinheiro e objetos cuja troca por entorpecentes seja facilitada. Os preferidos dos bandidos são os aparelhos celulares.

No último domingo (21) uma jovem de 14 anos foi roubada em pleno Parque Ipanema e o crime seguiu os mesmos padrões das outras ocorrências. Um homem perguntou as horas para a garota e, após ser informado, passou a segui-la. Ao ir embora passando pela ponte que liga o Jardim Panorama ao Iguaçu, a menina percebeu que o homem corria em sua direção com um porrete em mãos.

O homem a ameaçou, conseguiu roubar o celular da vítima e fugiu sentido ao Iguaçu. Segundo a PM, foram feitos vários rastreamentos no sentido de fuga do autor pelas guarnições do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) e Ronda Tático Motorizada (Rotam). Contudo, o ele não foi localizado.

PATRIMÔNIO
Os assaltos a pedestres são classificados como crime contra o patrimônio. Nesta categoria enquadram-se todos os tipos de roubo consumado e extorsão mediante sequestro. Em Ipatinga, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), 2013 vem registrando uma média deste tipo de ocorrência bem acima do que foi registrado no ano passado. No mês de junho foram 76, enquanto em junho de 2012 foram 42, ou seja, 34 casos a menos. Os números do mês de julho serão divulgados na próxima semana pela Secretaria.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com