Votação acontece no sábado, de 8h às 17h, em 37 unidades de ensino
IPATINGA – Acontece neste sábado (9), das 8h às 17h, um novo processo de consulta à comunidade escolar para escolha das equipes diretivas das escolas da rede municipal de ensino de Ipatinga. Os eleitos irão atuar no triênio 2025-2027.
O processo eleitoral é previsto na Lei Municipal nº 4.900, de 29 de maio de 2024, regulamentada pela Resolução SME nº 10/2024, e ocorre de forma democrática, com a participação dos estudantes, pais e responsáveis.
Haverá votação em 37 das 47 unidades escolares da rede municipal de Ipatinga. Podem votar profissionais da unidade escolar contratados até 31 de março deste ano; o responsável legal pelo estudante menor de 12 anos, matriculado até 19 de julho deste ano, e os estudantes maiores de 12 anos, matriculados até 19 de julho de 2024.
Durante a votação, funcionarão duas sessões eleitorais: uma para os pais, responsáveis e estudantes, e outra para os servidores.
VOTAÇÃO
O processo de eleição nas escolas ou “consulta”, como consta na lei, se dá por voto direto, secreto e facultativo. A comunidade escolar escolherá, por votação, a chapa que julgar apta para a gestão da unidade escolar. Cada escola formou uma comissão eleitoral, que tem a missão de acompanhar e fiscalizar o processo. Esta comissão tem o dever de seguir as normas do regimento interno elaborado pela Comissão Eleitoral Central.
Concluída a apuração dos votos, a Comissão Eleitoral da Unidade Escolar divulgará o resultado.
MANDATO
Cada equipe diretiva é formada por diretor, diretor adjunto e coordenador pedagógico, com mandato de três anos, sendo permitida a recondução aos cargos pelo voto em mais uma oportunidade.