(*) Fernando Benedito Jr.
As pesquisas de opinião que continuamente apontam a evental derrota eleitoral do atual presidente, parecem estar atingindo-o de maneira figadal. Educação, boas maneira, fidalguia, urbanidade, etc, nunca foram o forte do sujeito, cujos modos se assemelham mais ao homem do paleolítico, com o perdão do Neandertal, do que com o do Sapiens. O exemplo mais recente do baixo nível de civilidade foi o da farofa. Mas, ele se supera todo dia. Em linhas gerais, seu comportamento se parece muito com o dos personagens mais malévolos de Game of Thrones, que tem o prazer sádico em decapitar, esfolar, enforcar, torturar. E assim como na ficção, a Casa Bolsonaro tem adeptos, seguidores, adoradores, mestres e deuses aos quais faz oferendas.
Agora, em visita ao Nordeste, dias depois de repetir agressões preconceituosos contra os nordestinos, o chefe das centurias milicianas e ocasionalmente chefe da Nação, não se conteve, possivelmente ao ser informado sobre mais uma pesquisa que o coloca em maus lençóis.
– Tem gente que tem saudade destes canalhas, não é só o povo nordestino que sofre, é gente de todo o Brasil. Os números estão aí, não estou alfinetando nem criticando ninguém. Estou apenas mostrando. – disse referindo-se aos seus antecessores.
Não. Não está criticando ninguém. É interessante como o grau de insanidade o leva a mentir para si próprio.
E continuou:
– Querem botar o fala mansa lá? Botem. Quem vai pagar a conta? Vocês.
Na plateia exclusiva de apoiadores e aliados políticos, ou seja, sem povo nordestino, sob aplausos, o “estadista” prosseguiu:
– Durante a transição após a eleições de 2018 em Brasília, estávamos conversando sobre o que estava acontecendo com o governo anterior e como estava o governo. Descobrimos que a Funai tinha um contrato de R$ 50 milhões para ensinar o índio a mexer com Bitcoin. Ah, vá para a puta que o pariu, porra.
Parece um certo desespero, misturado com impotência, fraqueza intelectual, nó nas tripas.
E foi lá no Nordeste inaugurar obra da transposição do São Francisco, que o Fala Mansa, o Nove Dedos, o principal personagem da série histórica, começou e vai terminar.
É Bolsonaro, seu governo acabou, já havia previsto um sábio feiticeiro do Haiti.
(*) Fernando Benedito Jr. é editor do DP.