Cultura

Educadores infantis recebem capacitação

FABRICIANO – Termina hoje (14), o segundo encontro do Curso de Formação Continuada voltado aos 230 educadores da infância da rede municipal e conveniada de Coronel Fabriciano. Com carga horária de 100 horas, o curso, iniciado nesta terça (13), contempla os profissionais responsáveis pela educação de crianças de zero a seis anos. O evento, que acontece no salão da Igreja Bom Pastor, é promovido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Educação e Cultura.

Até o final do ano, os educadores participarão de mais quatro encontros ministrados pela pós-doutora em Arte-Educação, Maria Isabel Leite. As reuniões visam, entre outros objetivos, incentivar nos professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental a reflexão sobre a função social da Educação Infantil e a concepção das infâncias, analisando os aspectos de classe social, crenças, estrutura familiar e experiências das crianças.

Como aconteceu no primeiro evento, os educadores foram divididos em dois grupos para trabalhar o fortalecimento das políticas educacionais. A primeira metade iniciou a formação nesta terça e a outra se reúne na quarta. “Pretendemos, com essa formação, concretizar a proposta pedagógica da rede já organizada nos cadernos da infância”, explica a gerente Pedagógico da Prefeitura de Fabriciano, Álen Carla.

DINÂMICA
Conforme Maria Isabel Leite, as discussões são pertinentes uma vez que se refere à ruptura que a criança passa quando sai da Educação Infantil e à entrada ao Ensino Fundamental. “Precisamos promover essa passagem de forma branda, respeitando o tempo de cada criança. É uma transição que exige muita compreensão dos professores e muita delicadeza também”, observa a consultora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com