Cidades

Ecoponto viabiliza reciclagem e ajuda no combate à dengue

FABRICIANO – Para continuar diminuindo o índice de infestação de dengue em Coronel Fabriciano, o município conta com um grande aliado: o Ecoponto. Desde 2009, a prefeitura mantém um galpão reservado para o recolhimento e destinação correta de pneus velhos e usados do município. O material é reaproveitado em usinas de asfalto, fabricação de material emborrachado e processamento em fornos de rotação para a produção de clink, que é utilizado na fabricação de cimento. 

O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 17:00h, na rua Nova Almeida, 60, no bairro Giovannini.  A cada bimestre, aproximadamente 1.500 pneus armazenados no Ecoponto são recolhidos por uma empresa parceira da prefeitura. “Mantemos o nosso galpão protegido da chuva e sempre que o local começa a ficar ocupado, a empresa Endap recolhe os pneus e faz o beneficiamento do material”, informa o gerente de Meio Ambiente de Fabriciano, Fabiano Silva.
O morador ou a empresa interessada em destinar corretamente pneus deve procurar o Ecoponto e fazer um cadastro.

“Contamos, principalmente, com a colaboração de empresas cujo segmento é de pneus. Além dessas empresas, o cidadão também pode trazer o pneu de carro, moto ou bicicleta que estiver inutilizável. Pedimos que o pneu esteja limpo e sem acúmulo de água”, orienta o gerente. O cidadão pode pedir outras informações pelo telefone 3846-7775.

O atual levantamento do índice da dengue em Fabriciano, divulgado neste mês, aponta para de 1,5%. “O acúmulo de água nos pneus é um grande vilão da luta contra a dengue. Conseguimos conscientizar a população e, hoje, temos uma grande contribuição dos moradores no descarte correto dos pneus inservíveis. Infelizmente, ainda há algumas pessoas que os jogam às margens dos córregos ou em terrenos baldios, mas isso já diminuiu muito”, revela Fabiano Silva.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com