IPATINGA – O ECOAR – Espaço Cultural Ofício e Arte, reconhecido pelo MinC como Ponto de Cultura estará oferecendo gratuitamente apoio e consultoria aos artistas e agentes que atuam em territórios periféricos para Elaboração de Propostas Culturais a serem inscritas no Edital da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc.
Lançado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga no dia 14 de outubro, o Edital da PNAB selecionará propostas culturais nas áreas de Teatro; Circo; Dança; Música; Artes Urbanas e Hip Hop; Literatura; Audiovisual; Artes Visuais; Artesanato; Cultura Popular; Moda e Patrimônio Cultural. As inscrições encerram dia 30 de outubro.
TERRITÓRIO
Sediado no bairro Limoeiro, um dos territórios periféricos da cidade de Ipatinga, o ECOAR Ponto de Cultura, há 05 anos tem trabalhado para o fortalecimento da cultura nos e dos territórios periféricos em sua pluralidade; ofertando gratuitamente ao público uma programação diversificada com cursos livres de teatro, poesia e música; apresentações teatrais; saraus; projetos de fortalecimento da cultura negra; de educação antirracista, entre outros projetos.
FORA DA GAVETA
Lucciano Whyte, produtor executivo do ECOAR afirma: “Com o lançamento do Edital da PNAB estaremos mais uma vez ampliando nossas ações para fortalecimento da cultura periférica. Sabemos que muitos artistas das periferias tem um sonho na gaveta e por vezes não encaminham propostas para os Editais de Fomento à Cultura por ausência de conhecimento para a escrita; esperamos ser uma ponte para possibilidades de conexão entre o sonho e a igualdade de oportunidade para concorrência aos recursos financeiros do setor cultural”.
Matí Lima, idealizador e coordenador geral do ECOAR Ponto de Cultura afirma que a plataforma de ação do coletivo cultural é voltada exclusivamente para o fortalecimento das potencias periféricas em suas pluralidades. Temos investigado outros caminhos para a produção cultural e alcançado resultados significativos. Parafraseando a filósofa, escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro para quem a “emancipação das periferias só acontecerá se nos movermos de forma coletiva”, Matí Lima diz que por esta razão estamos ofertando gratuitamente apoio e consultoria para que os artistas e agentes culturais das periferias possam submeter seus projetos no Edital da PNAB. “Nosso compromisso é com o compartilhamento do saber para que artistas periféricos adquiram conhecimento e possam avançar até o momento em que estarão elaborando sozinhos suas propostas e se tornando multiplicadores”, arremata.
CONTATO
A iniciativa do ECOAR Ponto de Cultura é voltada exclusivamente para artistas e agentes culturais que moram e atuam nas periferias. Os/as interessados/as deverão entrar em contato pelo Whatsapp (31) 99378-0377 ou pelo email: ecoarcultural@gmail.com