Cidades

E.M. Márcio Andrade Guerra celebra quatro década de ensino

Educandário cujo nome homenageia vítima de acidente aéreo, membro de uma das tradicionais famílias ipatinguenses, completou quatro décadas no dia 28 de abril

IPATINGA – Um encontro emocionante de passado e presente. Essa foi a marca da festa de celebração dos 40 anos da Escola Márcio Andrade Guerra, na última sexta-feira (17), nas dependências do tradicional educandário localizado no bairro Veneza II. A festividade contou com a presença de familiares dos alunos, professores que já atuaram no colégio durante essas quatro décadas, a atual diretoria e educadores, além de representantes da comunidade. Oficialmente, a data de aniversário da escola é o dia 28 de abril, coincidindo com a emancipação do município.

Para compor a festa, foram montados vários espaços dentro da escola contando um pouco de sua história. Em uma dessas áreas foi exposto um mural com as fotos e troféus de alunos que conquistaram diversas premiações esportivas.

TÚNEL DO TEMPO

Num túnel do tempo, os visitantes puderam ver a ordem cronológica das conquistas estudantis ao longo dos anos. Durante as festividades houve ainda apresentações de alunos e uma diversidade de barracas com guloseimas.

A professora aposentada Marta Alvim Pereira, que atuou como alfabetizadora e vice-diretora da escola na década de 70, disse que ficou emocionada com o convite da atual direção para participar do evento comemorativo. “Para mim esse convite foi um renovo. Trouxe-me uma alegria sem tamanho poder voltar, rever minhas amigas e principalmente perceber a escola sendo tão bem cuidada. Sinto-me emocionada porque, além de trabalhar aqui por tantos anos, também estive no dia da inauguração”, recordou.

A diretora da escola, Geisiane Souza Inácio, ressaltou que a ideia de convidar os ex-funcionários para a festividade foi para homenagear cada um deles e também resgatar a história. “Preparamos tudo com muito carinho para envolver os alunos, familiares, comunidade e também os ex-funcionários. A presença desses educadores que já passaram por aqui é uma forma de lhes mostrar que continuamos o trabalho bem feito que um dia foi realizado por eles, mostrar como a nossa escola evoluiu”, comentou.  

HOMENAGEM

Márcio Andrade Guerra – personalidade que dá nome à escola – morreu coincidentemente na data de emancipação do município, 29 de abril, no ano de 1973. Ele pilotava o avião Cesna 182, prefixo PT-CKR, por volta de 16h, quando caiu no aeroporto de Ipatinga. Além dele, de 43 anos de idade, morreram outras três pessoas, entre as quais Edilar Anício Drumond Alves, filho dos pioneiros Raimundo Anício Alves e Ita Drumond Ataíde.

Márcio administrava uma fazenda na cidade de Naque, de propriedade da família Guerra, onde criava gado e atuava no comércio da venda de leite que abastecia alguns pontos em Ipatinga. Foi proprietário do primeiro posto de gasolina de Ipatinga, que se localizava no começo da antiga Rua do Comércio, atual avenida 28 de Abril, esquina com a rua Belo Horizonte.

A Escola Márcio Andrade Guerra, que fica na rua Mangaratiba, 105, no bairro Veneza II, foi criada pela Lei Municipal 635, de 25 de fevereiro de 1979.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com