2ª edição do evento reuniu cerca de 500 estudantes da Instituição
IPATINGA – Conectar os jovens ao mercado industrial, essa é a proposta do “E aí, joia?! Bate papo com a Indústria”, evento promovido pela FIEMG Regional Vale do Aço e a Escola SESI Ipatinga que reuniu cerca de 500 estudantes, dia 09/10, no auditório da entidade.
O objetivo da iniciativa é apresentar aos jovens as diversas oportunidades que o mercado industrial oferece, sendo um segmento vital para a geração de empregos, mas também, essencial, para impulsionar o desenvolvimento.
“Visamos com esse evento promover um espaço para debater ideias, compartilhar visões e construirmos juntos uma nova perspectiva sobre as diversas possibilidades que o setor oferece, aproximando nossos alunos, principalmente, do ensino médio, do setor industrial”, explicou Sandra Dutra da Silva, Pedagoga do SESI Ipatinga.
PORTAS ABERTAS
Célio Alves, vice-presidente de Áreas Primárias da Usiminas, compartilhou sua experiência profissional e de ex-aluno do SENAI e falou que a Usiminas está de portas abertas para jovens profissionais. “Há 30 anos atrás eu estava aí, onde vocês estão. Você fazer o seu melhor com a condição que você tem, é algo que abre muitas portas. A indústria, constrói, a indústria, transforma. Para quem gosta de engenharia, automação, informática, robotização, a indústria está de portas abertas com inúmeras oportunidades”, reforçou.
Para a estudante Júlia Victoria, participar do “E ai, jóia”, foi uma experiência inspiradora. “Poder conhecer representantes de indústrias e escutar sobre suas trajetórias de forma aberta, em uma dinâmica de batendo papo, nos incentivando, foi uma oportunidade de aprender com quem faz a diferença na nossa região”, disse.
ALINHAMENTO
Convidado a participar do Painel “Fala indústria – Indústria é jovem, Indústria é revolução”, Herbert Malaquias Júnior, Gerente Executivo de Manutenção Central e Serviços da Aperam, parabenizou a iniciativa. “Achei o evento muito alinhado com o que eu acredito como forma de aproximação dos jovens que estarão entrando no mercado de trabalho muito em breve. Fiquei feliz de poder participar da discussão representando a Aperam, e honrado de dividir o palco com outros profissionais tão especiais. Espero ter contribuído com a proposta do “E aí joia” e ter influenciado positivamente ao público quanto a importância e riqueza de atuar na indústria”, pontuou.
EXPERIÊNCIA
Victor Araújo, diretor de Estratégia da Provest Uniformes, também participou do painel e ficou impressionado com a maturidade dos alunos. “Fui convidado para contar um pouco da minha experiência e sai do evento surpreso e encantado com o nível de conhecimento e dedicação dos alunos. Conheci projetos de desenvolvimento cientifico, robótica, programação, onde esses alunos já estão ganhando prêmios regional e até mesmo nacionalmente. Fiquei impressionado como eles estão à frente e próximos da prática e do que o mercado de trabalho precisa”, ressaltou.