Cidades

Doze mil elegem hoje conselheiros tutelares

A presidente do Conselho Municipal da Criança comentou que a eleição deste ano teve mais exigências

 

IPATINGA – O processo que vai eleger os novos conselheiros tutelares de Ipatinga obteve um número recorde de eleitores inscritos. A eleição será neste domingo (27), de 8h às 17h, no Colégio Tiradentes, no bairro Centro. Mais de doze mil pessoas se inscreveram para votar em um candidato que possa representar a sua regional.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ipatinga (CMDCA), Flávia Marciano, contou que a expectativa é que a eleição seja tranquila. “A gente convoca todos que se inscreveram para votar, participar e eleger um candidato que considere melhor para representar sua regional na cidade. Porque o Conselho atua para que o direito das crianças e adolescentes não seja violado”, declarou Flávia.

CANDIDATOS
Enquanto o número de eleitores aumentou consideravelmente, o de candidatos sofreu uma queda em relação à última eleição. “O processo de inscrição começou em dezembro do ano passado e em um primeiro momento foram inscritas 39 pessoas. Eles passaram por um processo e alguns foram eliminados. E 32 passaram por um teste psicológico e de informática. Com isso chegamos a 27 candidatos aptos a concorrer a essa eleição”, informou a presidente do CMDCA.
Há três anos, na eleição anterior, 76 pessoas se inscreveram e 32 concorreram ao cargo de Conselheiro Tutelar. Flávia acredita que algumas mudanças no critério de pré-seleção podem ter ocasionado a diminuição no número de candidatos. “Antes, por exemplo, não tinha teste de informática. E hoje o conselheiro tem que ter noções básicas. Então acredito que isso dificultou um pouco, mas o nosso objetivo foi melhorar o nível dos nossos candidatos”, explicou Flávia Marciano.

TRABALHO

Em Ipatinga, serão eleitos dez candidatos e dez suplentes. Para Flávia Marciano, é importante que a população saiba o trabalho que é realizado por um conselheiro tutelar. “Hoje a população tem um conhecimento maior e tem noção de como é o trabalho do Conselho Tutelar, porque não é fácil ser conselheiro. Requer muita dedicação, desempenho e o tempo que tem ser exclusivo para realizar o trabalho”, informou Flávia.

PROGRAMAÇÃO

# A abertura oficial do Congresso se realiza na segunda-feira (28), às 19h, no Teatro João Paulo II. Haverá a palestra “Sistema Jurídico Ambiental Brasileiro”, com o advogado Alexandre Sion, mestre em Direito Internacional Comercial pela Universidade da Califórnia (EUA).

# Nos dias 28, 29 e 30, destaque para os 165 minicursos destinados aos estudantes da área de Exatas. As palestras com profissionais convidados serão sempre no Teatro João Paulo II.

# O encerramento do Conciex ocorre no dia 30, com a realização de minicursos e apresentações musicais na área da cantina a partir das 20h40, em Fabriciano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com