Cidades

Domingo é dia de eleição nas escolas municipais de Timóteo

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está finalizando os preparativos para o processo de escolha dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, que será realizado neste domingo (8), de 8h às 17h. “Toda a comunidade escolar tem o direito e o dever de votar. Mobilizamos os funcionários, alunos e responsáveis legais pelos alunos para exercerem sua cidadania, indicando os melhores caminhos que a escola deve percorrer”, afirma a secretária de Educação, Cecília Maria Siqueira.

A eleição para escolha das direções das unidades de ensino estão previstas no plano de governo do prefeito Keisson Drumond, que estabelece a gestão democrática das escolas. “Depois de 24 anos, a comunidade escolar volta a participar das decisões que definem o futuro das escolas nas áreas administrativa, financeira e pedagógica. Vamos decidir a melhor opção para a formação de nossos filhos e para a maior eficiência administrativa e dos recursos escolares”, destaca o prefeito.

ESTRUTURA
A Secretaria de Educação está disponibilizando toda logística para a realização das eleições nas escolas, que contam com o respaldo do Conselho Municipal de Educação. Foram constituídas uma Comissão Especial para organizador o processo e comissões organizadoras locais, com atribuições no âmbito das escolas. Cerca de 155 profissionais estão envolvidos nos trabalhos para a votação deste domingo, que terá início às 8h e encerramento às 17h.

As comissões organizadoras locais credenciaram os profissionais que atuarão nas mesas de votação (presidente, secretário e mesário), e que depois será transformada em mesa escrutinadora para a apuração dos votos. A previsão inicial é de que as chapas vencedoras sejam conhecidas por volta das 19h30.

PASSO A PASSO

Poderão votar os alunos com idade a partir de 16 anos, representantes legais de alunos menores de 16 anos, professores e funcionários. Os eleitores devem comparecer às escolas munidos de documento oficial com foto. Será feita a conferência do cadastro dos alunos e, após confirmação, repassada a cédula eleitoral. O eleitor fará sua escolha e depositará o voto na urna. Todo eleitor que estiver na fila de votação até as 17h terá direito de votar.
Na segunda-feira (9), as comissões locais encaminharão à Secretaria de Educação um documento com o resultado final e o mapa de apuração. O prefeito tem prazo de 30 dias para nomear os novos gestores escolares, após a eleição.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com