quarta-feira, setembro 10, 2025
Google search engine
InícioCultura"Dois Perdidos" e "Elogio da Loucura" celebram três anos da Cia. Ideia...

“Dois Perdidos” e “Elogio da Loucura” celebram três anos da Cia. Ideia de Teatro

Peça é livremente inspirada na obra do dramaturgo Plínio Marcos

Crédito fotos: Ricardo Alves

IPATINGA – Nesse fim de semana, começam as comemorações dos três anos de existência da Cia. Ideia de Teatro, que apresentará seu segundo espetáculo, “Dois Perdidos”, livremente inspirado na obra de Plínio Marcos. A mostra tem ainda a apresentação da peça “Elogio da Loucura”.

Há três anos, a Cia. Ideia de Teatro vem construindo um caminho de pesquisa, experimentação e encontro com o público. Essa trajetória é marcada pela busca de um teatro que dialogue com a vida cotidiana, a literatura e a cultura popular, aproximando reflexões filosóficas e sociais da experiência sensível e poética da cena.

PESQUISA CÊNICA

A Cia. Ideia de Teatro surge em 2022 e é idealizada pelo artista Beto de Faria (ex-Grupo Farroupilha, ex-Casa Laboratório). Ela surge da necessidade do artista em ampliar e desenvolver sua própria pesquisa cênica e dramaturgia, criando uma plataforma de criação e estudo com resultados de espetáculos teatrais que promovem o questionamento, a consciência crítica e o desenvolvimento humano através da experiência artística.

MOSTRA

“Dois Pedidos” abre a mostra com uma temporada de dois dias nesse final de semana.

O processo de “Dois Perdidos” se inicia com a leitura do clássico “Dois Perdidos numa Noite Suja”, um texto de 1966 escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos. A partir desse texto como inspiração, o diretor e dramaturgo Beto de Faria parte para a escrita de uma dramaturgia totalmente nova, pegando a ideia de dois homens sozinhos, de realidades totalmente distintas, e o choque e o aprendizado que se gera com essa colisão de realidades.

“O espetáculo foi para um lugar totalmente diferente do texto do Plínio Marcos e, ao mesmo tempo, extremamente próximo. Num primeiro momento, o contexto se difere drasticamente da obra referenciada, mas seus símbolos e conflitos se fazem presentes a todo momento”, diz Beto de Faria. “O nosso trabalho aborda relações de pai e filho, filho e pai, marido e esposa, indivíduo e vida. E é um trabalho que aborda o auto-perdão.”

ATORES

Em cena, dois atores que vivem na melhor idade: Cemario Campos (70) e Roberto Iokel (65) vivem Paco e Tonho. Paco é um professor universitário que já deveria estar aposentado, mas a aposentadoria não daria dignidade para descansar. Já Tonho é engenheiro aposentado, viúvo e curte sua aposentadoria em bares e jogos de futebol.

O cenário de “Dois Perdidos” é todo feito com projeção mapeada. Foi criada uma animação exclusiva para o espetáculo, resultado do trabalho do artista Danilo Almeida da Medula Studios.

A MOSTRA

A Mostra Ideia de Teatro 3 Anos traz, além do espetáculo “Dois Perdidos”, o seu primeiro espetáculo “Elogio da Loucura”, agora com Jeff Fergrán em cena nos dias 26 e 27 de setembro, também no Espaço Híbridus Ponto de Cultura.

E não fica por aí. Em comemoração aos três anos, a Cia. Ideia de Teatro se prepara para estrear seu terceiro espetáculo em outubro, “Os Meninos de Minas”, um projeto teatral pensado para ruas, praças e espaços públicos.

SERVIÇO

– “Dois Perdidos”: dias 12 e 13/09, às 20h

– Local: Espaço Híbridus Ponto de Cultura, Av. Vinte e Oito de Abril, 621 – Centro, Ipatinga

– Ingressos: SYMPLA (Mostra Ideia de Teatro)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments