domingo, abril 27, 2025
spot_img
InícioCulturaDocumentarista ipatinguense faz formação na Escuela Internacional de Cine y TV em...

Documentarista ipatinguense faz formação na Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba

Nilmar Lage participa de oficina de cinema em escola internacional idealizada e inaugurada pelo escritor Gabriel Garcia Márquez em 1986

Foto: Nilmar Lage com a peruana Fátima Tejada, durante as gravações de “El Jardin de Rosa”. Crédito das fotos: Aline Fidelix

SANTO ANTONIO DE LOS BAÑOS, CUBA – O documentarista Nilmar Lage está em Cuba, onde participou entre os dias 07 a 25 de abril, de um aprimoramento através do programa de “Taller Internacional – Realización de Documental: Estructura, Preparación y Realización de un Proyecto”. O curso foi viabilizado através de recursos da Lei Paulo Gustavo/2024 – Recurso Remanescente – Bolsa Formação, da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A oficina foi ministrada pelo jornalista, professor e documentarista cubano Rolando Almirante, com a participação de documentaristas do Brasil, Chile, Peru e Espanha.

A Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Santo Antonio de Los Baños, em Cuba

FORMAÇÃO DE CINEASTAS

A Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Santo Antonio de Los Baños, em Cuba, foi idealizada e inaugurada pelo escritor Gabriel Garcia Márquez em 1986. Já capacitou conforme informações oficiais, milhares de alunos\cineastas, de mais de 50 países, seja no formato de curso Regular, Maestria e nos Tallers.

Com características internacionalistas e uma prática docente de “aprender fazendo” a EICTV conta com professores que são cineastas ativos e a matrícula é para interessados de todo o mundo. Cineastas como Copolla e pensadores como Frei Betto são exemplos de quem já esteve de passagem pela Escuela.

Nilmar Lage durante aula na EICTV – Crédito: Aline Fidelix

EXPERIÊNCIA VIDA

“Durante um taller de três semanas, ministrado por Rolando Almirante, pude vivenciar parte da complexidade de se estar em um país que resiste a um embargo econômico proposto pelo governo estadunidense desde a década de 1960, que vive uma crise financeira pós-pandemia e que tem parte da população lutando por uma mudança no sistema financeiro vivido em Cuba. Foi uma formação para além do cinema, uma experiência de vida”, diz Nilmar Lage.

A turma de documentaristas em oficina ministrada pelo jornalista, professor e documentarista cubano Rolando Almirante

PRODUÇÃO

A realização de um documentário é parte da oficina e Nilmar Lage trabalho com a jovem peruana Fátima Tejado. Ao final eles produziram o curta “El Jardin de Rosa” e que em breve será exibido em Ipatinga.

“A possibilidade de confluir com tantos modos de se pensar e fazer documentário foi um processo enriquecedor. Tenho certeza que isso impactará na minha forma de pensar e produzir meus próximos filmes”.

A Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Santo Antonio de Los Baños, em Cuba

Nilmar Lage é jornalista e documentarista, com uma especialização em Linguagem Audiovisual e um mestrado no qual desenvolveu uma pesquisa fotoetnográfica. Seus trabalhos envolvem temas sociais, ligados aos direitos humanos e garantias asseguradas pela Constituição. Dirigiu documentários como “Senta a Pua”, que fala sobre o “massacre de Ipatinga”, e em 2024 lançou “Caboclos da Pedra”, em parceria com a Makota Wulangana e “Maura e Robinson”, que conta a vida do casal de ex-presos políticos e que vivem em Ipatinga há quase 40 anos. Seus trabalhos podem ser acessados em seu site www.nilmarlage.com.br ou em seu perfil no instagram @nilmarlage.

FICHA TÉNICA

Artista proponente: Nilmar Lage

Produção: Fino Trato

Patrocínio: Lei Paulo Gustavo/2024 – Recurso Remanescente – Bolsa Formação, da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments