Nilmar Lage participa de oficina de cinema em escola internacional idealizada e inaugurada pelo escritor Gabriel Garcia Márquez em 1986
Foto: Nilmar Lage com a peruana Fátima Tejada, durante as gravações de “El Jardin de Rosa”. Crédito das fotos: Aline Fidelix
SANTO ANTONIO DE LOS BAÑOS, CUBA – O documentarista Nilmar Lage está em Cuba, onde participou entre os dias 07 a 25 de abril, de um aprimoramento através do programa de “Taller Internacional – Realización de Documental: Estructura, Preparación y Realización de un Proyecto”. O curso foi viabilizado através de recursos da Lei Paulo Gustavo/2024 – Recurso Remanescente – Bolsa Formação, da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A oficina foi ministrada pelo jornalista, professor e documentarista cubano Rolando Almirante, com a participação de documentaristas do Brasil, Chile, Peru e Espanha.

FORMAÇÃO DE CINEASTAS
A Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Santo Antonio de Los Baños, em Cuba, foi idealizada e inaugurada pelo escritor Gabriel Garcia Márquez em 1986. Já capacitou conforme informações oficiais, milhares de alunos\cineastas, de mais de 50 países, seja no formato de curso Regular, Maestria e nos Tallers.
Com características internacionalistas e uma prática docente de “aprender fazendo” a EICTV conta com professores que são cineastas ativos e a matrícula é para interessados de todo o mundo. Cineastas como Copolla e pensadores como Frei Betto são exemplos de quem já esteve de passagem pela Escuela.

EXPERIÊNCIA VIDA
“Durante um taller de três semanas, ministrado por Rolando Almirante, pude vivenciar parte da complexidade de se estar em um país que resiste a um embargo econômico proposto pelo governo estadunidense desde a década de 1960, que vive uma crise financeira pós-pandemia e que tem parte da população lutando por uma mudança no sistema financeiro vivido em Cuba. Foi uma formação para além do cinema, uma experiência de vida”, diz Nilmar Lage.

PRODUÇÃO
A realização de um documentário é parte da oficina e Nilmar Lage trabalho com a jovem peruana Fátima Tejado. Ao final eles produziram o curta “El Jardin de Rosa” e que em breve será exibido em Ipatinga.
“A possibilidade de confluir com tantos modos de se pensar e fazer documentário foi um processo enriquecedor. Tenho certeza que isso impactará na minha forma de pensar e produzir meus próximos filmes”.

Nilmar Lage é jornalista e documentarista, com uma especialização em Linguagem Audiovisual e um mestrado no qual desenvolveu uma pesquisa fotoetnográfica. Seus trabalhos envolvem temas sociais, ligados aos direitos humanos e garantias asseguradas pela Constituição. Dirigiu documentários como “Senta a Pua”, que fala sobre o “massacre de Ipatinga”, e em 2024 lançou “Caboclos da Pedra”, em parceria com a Makota Wulangana e “Maura e Robinson”, que conta a vida do casal de ex-presos políticos e que vivem em Ipatinga há quase 40 anos. Seus trabalhos podem ser acessados em seu site www.nilmarlage.com.br ou em seu perfil no instagram @nilmarlage.
FICHA TÉNICA
Artista proponente: Nilmar Lage
Produção: Fino Trato
Patrocínio: Lei Paulo Gustavo/2024 – Recurso Remanescente – Bolsa Formação, da Prefeitura Municipal de Ipatinga.