ITABIRA – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) empossou a nova diretoria executiva do para o exercício de 2025 a 2027. A reunião foi realizada no auditório da UNIFEI, em Itabira.
Na eleição da diretoria, conduzida pela comissão eleitoral, foi inscrita, habilitada e eleita por aclamação uma única chapa para assumir a liderança dos trabalhos do colegiado. A nova diretoria, eleita para um mandato de dois anos, iniciará suas atividades no dia 17 de outubro, com a seguinte composição: presidente, José Augusto Costa Gonçalves (Sociedade Civil); vice-presidente, Geraldo Magela Gonçalves – Dindão (Sociedade Civil); secretário, Luiz Cláudio de Castro Figueiredo (Usuários); e secretária-adjunta, Sandra Alves Pereira (Poder Público Municipal).
SALVANDO O FIO D’ÁGUA
“Quero agradecer a todas e todos pelo apoio, solidariedade e confiança depositados nesta eleição do CBH Piracicaba. Agradeço também aos companheiros de chapa — Dindão, Luís Cláudio e Sandra — por abraçarem conosco a causa ‘Salvando o fio d’água’. Temos plena consciência da grande responsabilidade de representar os diversos segmentos que compõem o comitê. Contamos com o engajamento de todos os moradores da bacia para enfrentarmos juntos os desafios existentes e promovermos soluções duradouras para a preservação dos recursos hídricos, tanto superficiais quanto subterrâneos”, afirmou o novo presidente do CBH Piracicaba, José Augusto.
COMPROMISSO
O vice-presidente eleito, Geraldo Magela, conhecido como Dindão, reafirmou o compromisso do comitê para os próximos dois anos. “Nosso objetivo é preservar os pequenos rios, conhecidos como fios d’água, pois é por meio deles que conseguiremos salvar o Rio Piracicaba. Nosso foco é atuar diretamente nessas situações e, ao recuperar milhares de fios d’água, obteremos um resultado muito mais efetivo e rápido, a curto prazo, em toda a bacia hidrográfica”, destacou.
DESPEDIDA
Antes da posse da nova diretoria, o atual presidente do CBH Piracicaba, Jorge Borges, foi homenageado pelos serviços prestados durante o período em que esteve à frente da gestão do comitê. A homenagem, entregue em formato de placa comemorativa, foi realizada pelo diretor-executivo da Entidade Equiparada às Funções de Agência de Bacia do Rio Doce (AGEDOCE), Alex Cardoso.
“Tiramos o comitê de uma fase de inércia na aplicação de recursos e passamos a direcioná-los para diversos programas e iniciativas que estavam parados. A AGEDOCE teve um papel fundamental em todo esse processo, e também houve um amadurecimento significativo dos conselheiros, o que contribuiu, por exemplo, para a criação da Escola de Projetos, uma conquista que representará um grande avanço para a bacia hidrográfica”, destacou Jorge Borges.