Nacionais

Dilma adia anúncio da nova equipe econômica

(Crédito: Fábio Braga/Folha Press)

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff anunciaria nesta sexta-feira (21) Joaquim Levy como novo ministro da Fazenda e Nelson Barbosa como titular do Planejamento. Ambos já integraram a equipe econômica no primeiro governo. Levy, que já foi secretário do Tesouro, hoje é diretor-superintendente da Bradesco Asset Management. Barbosa, ex-secretário-executivo da Fazenda, atua como professor da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas).

No fim da tarde, porém, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que os anúncios não ocorreriam ontem. A expectativa era que os nomes fossem confirmados após o fechamento da Bovespa.

Senador pelo PTB e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro, por sua vez, assumirá o Ministério do Desenvolvimento e Indústria. Além da equipe econômica, Dilma irá anunciar a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura.

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, era a primeira escolha da presidente para o Ministério da Fazenda, mas ele recusou o convite de Dilma. Trabuco esteve com a presidente na quarta-feira (19), quando agradeceu o convite, mas disse que não tinha condições de aceitar por causa de compromissos assumidos com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão.

Diante da recusa de Trabuco, Dilma passou a avaliar três nomes para formar sua equipe econômica: Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com