quinta-feira, abril 10, 2025
Google search engine
InícioCidadesDia Estadual de Luta pela Educação acontece na terça em BH

Dia Estadual de Luta pela Educação acontece na terça em BH

Ato de trabalhadores (as) da rede estadual reivindica, entre outros pontos, pagamento integral do Piso Salarial Nacional, adicional de insalubridade para ASBs e fim do desconto previdenciário de 14% para aposentados

Fotos: Reunião do Conselho Geral do Sind-UTE/MG que aprovou a pauta da Campanha Salarial deste ano – Crédito: Divulgação/Sind-UTE/MG

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação em Minas Gerais realizam na terça-feira (08/04) o Dia Estadual de Luta pela Educação. Às 8:00h haverá uma concentração para o Ato Público na Praça Raul Soares; e às 10:00h ocorrerá Audiência Pública na ALMG sobre a Campanha Salarial/2025. A convocação é do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

O Dia Estadual de Luta pela Educação reunirá caravanas da capital e interior do estado e prevê paralisação total das atividades nas Escolas, Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e no Órgão Central, com manifestações públicas em BH.

Conforme nota do Sind-UTE/MG, desde 2019, os (as) trabalhadores (as) da educação acumulam perdas salariais de R$ 2.092,95 por mês. “Zema impõe os menores salários do país, precariza condições de trabalho e ainda penaliza aposentados(as)”, diz a nota.

PAUTA

Conforme definição de assembleia geral da categoria, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial exige do governo o reajuste imediato de 6,27% do PSPN;

pagamento da dívida do PSPN; adicional de insalubridade para ASBs; fim do desconto previdenciário de 14% para aposentados (as); nomeação de concursados e novo concurso público.

SEMANA DA EDUCAÇÃO

Ainda no contexto da campanha salarial, a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras inclui a realização da Semana da Educação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no período de 22 a 28 de abril. A jornada contará com várias atividades como plenárias com aposentados, atividades com as auxiliares de serviços básicos (ASBs), plenárias virtuais com ATBs, especialistas e gestores escolares (diretores e vices) e Banca da Educação, com aulas públicas relacionadas ao setor.

No dia 23/04 está prevista uma paralisação convocada pela CNTE com a participação da rede estadual e das redes municipais, contra a militarização e privatização das escolas públicas. Esta atividade contará com participação de outras categorias que têm sido atingidas pelo processo de privatização em todo estado.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments