Cultura

Dia do Livro é comemorado com doações para Penitenciária

O gerente da biblioteca, Fernando Mendes, entregando os livros à Diretora de Atendimento da Penitenciária, Christine Nogueira

IPATINGA – Na tarde desta segunda-feira (29), a Biblioteca Municipal de Ipatinga Zumbi dos Palmares comemorou o Dia Nacional do Livro com a doação de 150 livros de temas variados para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, situada em Ipaba.
A unidade possui duas bibliotecas e possibilitam que os detentos, após um cadastro, fiquem com o livro por 15 dias em suas celas, além de estar disponível para os funcionários da penitenciária que se interessarem em pegar livros. O acervo das duas bibliotecas conta com diversos exemplares, além de títulos variados.
Segundo o gerente da Biblioteca Municipal de Ipatinga, Fernando Mendes, é de grande importância fazer doações para incentivar a leitura. “A biblioteca é um espaço democrático. Como não é possível o detento vir à biblioteca, a biblioteca vai até ele por meio da doação”, destaca.
A diretora de Atendimento da Penitenciária, Christine Nogueira, ressalta a valor da doação. “O livro traz para o preso um legado muito grande de conhecimento, além de fé e entusiasmo, em função do cárcere, proporcionando mais tranquilidade para o cumprimento de sua pena. Hoje estamos com 569 presos e 153 estão matriculados na Escola Estadual Dênio Moreira de Carvalho, que funciona dentro da unidade. Isso demonstra o grande interesse pelo aprendizado e pela leitura”, acrescenta.

HISTÓRIA
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data escolhida devido à transferência da Biblioteca Real Portuguesa para o Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 1810. A Biblioteca Nacional existe desde então, e conta com um vasto acervo, além de 100% dos exemplares produzidos no Brasil, sendo a principal referencia brasileira de bibliotecas.
A Biblioteca Municipal de Ipatinga conta hoje com 47 mil livros e realiza mensalmente cerca de 2 mil empréstimos de títulos. Para o interessado em se tornar sócio, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3X4. Localizada na Rua Mariana, 119, centro, a Biblioteca Zumbi dos Palmares funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3829-8393.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com