terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioOpiniãoDia da Educação: Sebrae Minas estimula empreendedorismo nas escolas

Dia da Educação: Sebrae Minas estimula empreendedorismo nas escolas

Há mais de 30 anos, instituição desenvolve diversos projetos e soluções para impulsionar a cultura empreendedora entre educadores e estudantes

(*) Marcelo de Souza e Silva

Nesta segunda-feira (28/04) é comemorado o Dia da Educação, data que busca estimular o acesso e conscientizar sobre a importância de uma educação mais inclusiva, igualitária e de qualidade para toda a população. O Sebrae Minas entende que a educação empreendedora é um dos principais mecanismos de transformação da cultura de um país. Por meio dela, estudantes e educadores são estimulados a desenvolverem atitudes e comportamentos empreendedores, assumindo o protagonismo diante dos seus projetos de vida.

A educação empreendedora é um dos três pilares de atuação do Sebrae Minas. Há mais de 30 anos, a instituição desenvolve diversos projetos e soluções para impulsionar a cultura empreendedora em instituições de ensino da rede pública e privada. Um deles é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa que visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos para estudantes de diferentes níveis de ensino, da educação básica à superior, incorporando o empreendedorismo na matriz curricular.

Em 2024, Minas Gerais foi destaque pela atuação no programa, sendo o estado com o maior número de atendimentos a professores no país. Ao todo, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado. Os números revelam o forte potencial do programa, que abre novas oportunidades e perspectivas aos estudantes. Muito além do estereótipo de formar jovens para abrirem negócios, o PNEE visa estimular nos estudantes competências cruciais, como a criatividade, a proatividade e o pensamento crítico, preparando-os para qualquer projeto ou caminho profissional que desejem seguir.

Outro projeto de destaque é a Escola do Sebrae, que em 2024 completou 30 anos, reafirmando seu compromisso em formar jovens com mentalidade empreendedora e preparados para os desafios do futuro. Em seu modelo privado, que alia o Ensino Médio ao curso técnico em Administração, e no modelo social voltado a jovens da rede pública, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), a Escola já formou mais de 15 mil jovens, e extrapolou as barreiras do estado.

O NEJ foi criado para que estudantes da rede pública tivessem acesso à formação empreendedora e a uma educação de qualidade. Por meio de uma metodologia inovadora, jovens são estimulados a desenvolverem o potencial empreendedor, trabalhando características como autonomia, protagonismo e consciência social. O intuito é transformar estudantes em cidadãos empreendedores, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Atualmente, o projeto já tem unidades em diversas cidades do interior de Minas e em outros estados, impactando e gerando mudanças na vida de milhares de jovens.

Por esses e outros projetos, o Sebrae Minas é referência em educação empreendedora para a sociedade e todo o sistema Sebrae. Acreditamos no poder transformador da educação empreendedora, confiantes de que, por meio dela, educadores e estudantes são capazes de transformar suas histórias de vida, gerando impactos em toda a comunidade e no mundo ao seu redor.

(*) Marcelo de Souza e Silva é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments