Nacionais

Dia D contra a raiva animal neste sábado

 Todos os animais com mais de três meses devem ser imunizados, até mesmo fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio (Crédito: Secom PMI/JB Reis)

IPATINGA – Os donos de cães e gatos que ainda não imunizaram seus bichos de estimação terão uma chance extra para garantir a proteção dos animais. Neste sábado (31), a Prefeitura de Ipatinga realizará o “Dia D” contra a raiva animal. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Ipatinga estarão em 31 pontos de vacinação distribuí-dos em praças, escolas, unidades de saúde do município, para fazer atendimento, de 8h às 17h.

Todos os animais com mais de três meses devem ser imunizados, até mesmo fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses chamam atenção dos proprietários para alguns cuidados necessários para evitar acidentes na hora da vacinação: cães devem estar com coleira, e os mais bravos precisam usar focinheira. Já os gatos devem ser transportados em caixas, para evitar fugas ou acidentes. Apenas animais doentes não podem ser vacinados.

ZOONOSES
Em Ipatinga, a campanha de vacinação contra a raiva animal iniciou no dia 5 de agosto e já percorreu mais de 60 pontos, em diversos bairros. Durante a semana, continua em funcionamento o ponto fixo de imunização no Centro de Controle de Zoonoses (área da antiga Suplan), no Cidade Nobre. O horário de atendimento é de 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. Conforme balanço parcial da Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira (23) já foram imunizados 6.340 animais – 5.538 cães e 802 gatos.
Em Ipatinga, a expectativa é imunizar 80% da população de cães e gatos da cidade, hoje estimados em 28 mil animais.

PROTEÇÃO
Desde 2005, o município não registra casos de raiva animal. No entanto, a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Márcia Andréa Prado, alerta que a doença não está erradicada e a vacina é a única forma eficaz de manter a circulação do vírus da raiva animal sob controle, prevenindo, assim, a transmissão da raiva em humanos. A vacina tem validade de um ano e, portanto, os animais imunizados em campanhas anteriores devem receber a nova dose.

Confira os pontos de vacinação no Dia D
Bethânia: Unidade de Saúde; Escola Municipal Chirlene Cristina e Escola Estadual Chico Mendes.
Vila Militar: Unidade de Saúde e Escola Municipal Vilma Faria.
Vale do Sol: Unidade de Saúde e Centro Comunitário.
Bom Jardim: Unidades de Saúde I e II e Escola Municipal Levindo Mariano.
Vila Celeste: Unidade de Saúde e Praça Central.
Esperança: Unidades de Saúde I e II.
Nova Esperança: Unidade de Saúde e Cruzeirinho, no final da Rua Um.
Canaã: Unidade de Saúde.
Bom Retiro: Unidade de Saúde.
Veneza: Unidade de Saúde.
Planalto: Área a Lagoa.
Parque das Águas: Escola Municipal Paulo Freire.
Jardim Panorama: Unidade de Saúde.
Caravelas: Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco e Igreja Católica.
Iguaçu: Unidade de Saúde e Creche do GAME.
Limoeiro: Unidade de Saúde e CEPA-Limoeiro, ao lado da Escola José Gomes Ribeiro.
Vila Formosa: Unidade de
Saúde.
Ideal: Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari.
Cidade Nobre: Centro de Controle de Zoonoses.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com