Wanderson R. Monteiro
Em nosso país, a diferença entre ricos e pobres e as desigualdades por elas causadas será sempre um assunto que terá seu lugar garantido nas rodas de conversa e discussões e, entre essas diferenças, destaco, mais uma vez, a diferença de como a educação é vista e tratada por esses dois grupos.
Como já foi dito em outro texto, não é novidade que em nosso país existe uma enorme diferença entre a educação pública e a particular, de maneira a criar uma enorme desigualdade entre o conhecimento e a cultura adquiridos por essas duas classes de estudantes.
Assim, logicamente, essa diferença de ensino na vida desses dois grupos de alunos irão marcar toda a vida dos mesmos e, mesmo que, para muitas pessoas simples e incautas, isso não pareça ter muita importância durante o período escolar, seus impactos já se revelarão em um futuro não muito distante, de forma que, dando um exemplo muito simples, na disputa por uma vaga de emprego que leve em conta o currículo escolar e os conhecimentos adquiridos e demonstrados, sabemos que aqueles que tiveram uma melhor educação escolar irá se destacar e terá sua vaga, praticamente, garantida.
Não critico o fato de o mais capacitado ter a sua vaga quase que garantida, muito pelo contrário; acredito que todos os cargos e profissões devam ser ocupados sempre pelos melhores e mais capacitados naquela área, coisa que, infelizmente, não acontece de forma natural em nosso país.
O que critico é a discrepância e o abismo que separa essas duas formas de ensino, e os inúmeros fatores que fazem com que essa discrepância exista, pois acredito que, se fosse da vontade de nossos líderes, sejam eles municipais, estaduais ou federais, que a educação pública fosse uma educação de maior qualidade e que se igualasse a do ensino privado, isso poderia ser feito, e muito bem feito, pois temos profissionais capacitados para isso, mas, infelizmente, sabemos que, em questão de educação pública, o buraco é bem mais embaixo.
E isso tem um enorme impacto em um país como o nosso, onde a classe mais pobre, que depende da escola pública, na grande maioria das vezes, não demonstra ter um grande interesse pela educação e o conhecimento. Logicamente, não são todos, mas, infelizmente, podemos ver o descaso demonstrado por uma grande parte de nossas crianças, adolescentes, e jovens, que enxergam o estudo mais como um meio de tortura do que como um meio para sair de sua precária situação. Por lhes faltarem estímulos, são incapazes de enxergar a importância que os estudos e o conhecimento têm, e a capacidade do mesmo de transformar a realidade em que vivem.
Se a falta de interesse já não fosse um grande obstáculo na busca de melhorias, a falta de investimentos na educação pública faz perecer os sonhos dos que são mais aplicados, de maneira que todos saem perdendo.
Wanderson R. Monteiro
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Sebastião do Anta – MG