Aperam e Fundação Aperam promoveram gincana educativa com a participação de onze equipes apadrinhadas por colaboradores da empresa
TIMÓTEO – A educação ambiental é um dos pilares da atuação da Fundação Aperam Acesita. Com a 3ª edição do Desafio Ambiental, estudantes do 9º ano de cinco escolas municipais de Timóteo puderam colocar em prática iniciativas para preservar o meio ambiente. A gincana educativa foi promovida pela Aperam South America e pela Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati). O encerramento foi realizado na sexta (14/11), no Auditório Percival (Escritório Central da Aperam), reunindo os alunos e professores das escolas participantes.
MULTIPLICAÇÃO
Glautiere Paiva, gerente executivo de Sustentabilidade da Aperam, parabenizou os estudantes e os incentivou a continuarem a atuar como multiplicadores e agentes de mudança. “Educação ambiental muda comportamentos e contribui na formação da cidadania, através do compromisso com o meio ambiente. A gincana proporciona o desenvolvimento de valores e os alunos entendem na prática o que é consumo consciente. Agradeço em nome da Aperam por cada aluno e cada professor e colaborador que aceitou o desafio”, comentou.
VENCEDOR
O coletivo EcoLógicos da Escola Estadual São Sebastião foi o vencedor da terceira edição do Desafio Ambiental e foi premiado com um data-show para a escola, e também uma visita dos alunos à empresa Aperam. A escola venceu a gincana pelo segundo ano consecutivo. “Foi um prazer comemorar o segundo ano. O mérito é todo dos alunos e a escola abraçou as nossas ideias. O engajamento deles em todas as ações e todas as missões passadas foram feitas com criatividade, sempre pensando na sustentabilidade e uso dos recursos naturais. Estamos muito felizes!”, comentou o professor Sávio de Araújo Assis, professor de Ciências e Biologia que liderou o coletivo vencedor.
MISSÕES
O Desafio Ambiental foi lançado em junho deste ano, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, envolvendo cerca de 300 alunos, 11 professores coordenadores e 15 colaboradores da Aperam. Com a iniciativa, os estudantes foram convidados a se tornarem protagonistas na proteção do meio ambiente, discutindo temas ambientais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), do Pacto Global das Nações Unidas.
Os coletivos cumpriram três missões, sendo a primeira a produção de um episódio de podcast em formato de vídeo de 3 a 5 minutos com o tema incêndios florestais, a segunda criar um produto sustentável e funcional, utilizando o que poderia ir para o lixo e que pudesse ser reaproveitado. A terceira missão foi acumular o maior número de latinhas de alumínio para doação à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati).
MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM
“É um projeto muito interessante e desafiador, principalmente porque, de modo geral, ainda não temos uma cultura consolidada de cuidado com o meio ambiente e de reciclagem. Por isso, é preciso estar sempre motivando as crianças e adolescentes, buscando engajamento e criando novas ideias para manter o projeto em movimento”, declarou Arthur Dornelas, técnico de Automação e Instrumentação nos Aços Elétricos, e voluntário do grupo EcoConsciência da Escola Municipal Limoeiro, que conquistou o 3º lugar na gincana.
CONSCIENTIZAÇÃO
André de Jesus, fisioterapeuta do trabalho da Aperam, apadrinhou a equipe Eco-Heróis da escola IMETT. “O desafio ambiental é o trabalho de conscientização que vai além das fronteiras da empresa, envolvendo a nova geração. É incrível e gratificante poder ter esse momento com o público externo. As tarefas levaram à integração e conscientização da busca do cuidado com o meio ambiente, ajudando a formar um senso de cuidado por parte da juventude e apresentando que o cuidado ambiental também é um valor de grande importância para a Aperam”, concluiu.



