Nacionais

Deputado federal é preso em Brasília

Deputado foi condenado a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desvio de dinheiro

 

DA REDAÇÃO – O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) foi preso pela Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira (28). O parlamentar se apresentou ao superintendente do órgão, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal. Ele estava acompanhado do advogado Nabor Bulhões e queria evitar o registro da prisão pela imprensa.

O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha. Na última quinta-feira (27), o PMDB de Rondônia comunicou a expulsão de Natan Donadon do partido. O parlamentar foi condenado a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.

Este é o primeiro caso no Brasil de um deputado federal preso durante o exercício de seu mandato desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Além disso, servidores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tentaram ontem, mais uma vez, notificar o deputado sobre o processo de cassação de seu mandato aberto na comissão. Marcada para as 10h, essa foi a quarta tentativa, sem sucesso, de localizar Donadon.

Representantes da comissão ainda farão nova tentativa de notificar Donadon, mas, caso ele não assine o documento, a comissão vai publicar no Diário Oficial da Câmara e no Diário Oficial da União um edital de notificação.
Se a publicação sair na próxima segunda-feira (1º), a partir do dia seguinte, terça-feira (2), Donadon terá prazo de cinco sessões ordinárias deliberativas da Câmara para apresentar sua defesa na CCJ, para que o relator do processo, Sergio Zveiter (PSD-RJ), possa elaborar o parecer que será votado pela comissão e depois pelo plenário da Câmara.

CELA INDIVIDUAL

Durante a tarde desta sexta-feira, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) informou, por meio da assessoria, que Natan Donadon (RO) já se encontrava no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele foi encaminhado para a Penitenciária do Distrito Federal, uma das unidades do complexo, onde cumprirá a pena. Donadon ficará em uma cela individual, mas sem regalias, segundo o Tribunal.
De acordo com seu perfil no site da Câmara dos Deputados, Donadon não possui nível superior. No entanto, ele tem direito a cela individual por ter mandato parlamentar, conforme informou a assessoria do TJDFT.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com