Cidades

Deputada e governo buscam alternativas para Olho Vivo

O secretário de Estado de Defesa Social (SEDS), Rômulo Ferraz, participou de audiência com a deputada estadual Rosângela Reis (PV)

 

BELO HORIZONTE – Na tarde dessa sexta-feira (17), o secretário de Estado de Defesa Social (SEDS) Rômulo Ferraz participou de audiência com a deputada estadual Rosângela Reis (PV) para discutir alternativas sobre a continuidade do Programa Olho Vivo em Ipatinga. Atualmente, as câmeras que monitoram a segurança no município se encontram desativadas por falta de pagamento da Prefeitura de Ipatinga à empresa responsável pela prestação do serviço.
Desde a semana passada, Rosângela Reis vem se reunindo com representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) para se inteirar a respeito da situação. Rômulo Ferraz garantiu que o governo estadual buscará uma alternativa para que o Programa Olho Vivo seja retomado o mais rápido possível em Ipatinga e mantenha seu funcionamento em situação emergencial até o final do ano. “Mesmo diante de todas as dificuldades orçamentárias que temos, até mesmo esta modalidade contratual adotada pela Prefeitura de Ipatinga sendo diferente de tudo o que vemos na gestão pública, vamos fazer tudo para retomar o serviço e não deixar a população desprotegida”, garantiu Rômulo Ferraz.
A audiência entre Rosângela Reis e o secretário da SEDS foi acompanhada pelos presidentes dos conselhos, Gerson Paulino da Silva (Consep 1); Ronisia Angélica da Silva (Consep 1); Washington da Costa Neto (Consep 3); Ardeni Soares Martins (Consep 4); Vinícius Milanez Almeida, procurador da Câmara de Ipatinga e Alexsander Esteves, delegado regional da Polícia Civil. “Estamos aqui para pedir socorro ao governo neste momento em que a cidade está vulnerável, porque, apesar da grande eficiência das polícias Militar e Civil na região, o monitoramento por câmeras é fundamental e o cidadão de Ipatinga não pode sofrer pela incapacidade da atual gestão municipal”, afirmou Rosângela Reis. O secretário Rômulo Ferraz lembrou ainda que a instabilidade política vivida em Ipatinga desde 2008 também contribui para que a cidade agora passe por este momento de dificuldade. Além disso, garantiu que a cidade de Ipatinga e o Vale do Aço são prioridades para a SEDS. “O Vale do Aço é prioridade total para o Estado na segurança pública e, por isso, já está em curso uma força-tarefa na região”, afirmou.

CIA
Outro assunto abordado durante a reunião foi a instalação de unidade do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato de Infração (CIA) em Ipatinga. O secretário Rômulo Ferraz reafirmou a expectativa de colocar em funcionamento ainda este ano a unidade provisória em Ipatinga e, a partir de 2013, dar início à construção da unidade definitiva em Santana do Paraíso. Este é um pedido antigo da deputada Rosângela Reis, que encabeçou ofício levado ao secretário Rômulo assim que ele assumiu a SEDS, em abril de 2012, para enfatizar solicitação anterior de instalação da unidade na região. Na ocasião, Rosângela afirmou ao novo secretário que “a imprensa mostra a realidade complicada na área de segurança em nossa região e isso atinge até casos em que menores infratores são liberados porque não há local para ficarem, além de não terem acesso a programas de ressocialização”. Em junho, Rosângela também participou da solenidade de entrega das viaturas da Unidade Comunitária Móvel de Ipatinga, uma van aparelhada e mais duas motocicletas para patrulhamento. A unidade foi reivindicada através de emenda parlamentar de Rosângela e demonstra seu compromisso com a segurança pública de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com